Logo do repositório

Harmonizando comunidades: avaliação musical na recriação do Coral UNESP-IA

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Mattos, Wladimir Farto Contesini de

Coorientador

Moura, Paulo Celso

Pós-graduação

Curso de graduação

São Paulo - IA - Música

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Este trabalho investigou, sob o formato de um relato de caso, o desenvolvimento musical dos coralistas de um coro recriado recentemente, o Coral da UNESP-IA, que faz parte do projeto de ação cultural de mesmo nome vinculado à Coordenadoria de Ação Cultural da Pró-reitoria de Extensão Universitária e Cultura da universidade. Para isso, nos baseamos em uma bibliografia rica em discussão sobre o canto coral do ponto de vista pedagógico, como Rita Amato, Keith Swanwick e Carlos D’Uva. Com a utilização de questionários sistematizados e executados ao longo dos sete meses de projeto foi possível verificar em detalhes que a autopercepção dos coralistas e a afinação do grupo se desenvolveram de maneira satisfatória. Também foi possível perceber que a escolha de repertório e o ensino da técnica vocal são fatores fundamentais para que isso aconteça.

Resumo (inglês)

This work investigated, in the format of a case study, the musical development of the singers in a recently recreated choir, the UNESP-IA Choir, which is part of a cultural action project of the same name linked to the Cultural Action Coordination of the university's administration. To this end, we relied on a rich bibliography discussing choral singing from a pedagogical perspective, including works by Rita Amato, Keith Swanwick, and Carlos D’Uva. Through the use of systematic questionnaires administered over the eight months of the project, it was possible to detail that the singers' self-perception and the group's tuning developed satisfactorily. It was also noted that the choice of repertoire and the teaching of vocal technique are fundamental factors for this development.

Descrição

Palavras-chave

Canto coral, Regência de coros, Canto - Instrução e estudo

Idioma

Português

Citação

SOBRAL, Inaiara dos Santos; BISPO, Lucas Gabriel de Almeida. Harmonizando comunidades: avaliação do desenvolvimento musical na recriação do Coral UNESP-IA. Orientador: Wladimir Farto Contesini Mattos. Coorientador: Paulo Celso Moura. 2024. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Música). Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", São Paulo, 2024.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação