Logo do repositório
 

Emergência de intraverbal via Instrução por Múltiplos Exemplares em crianças com repertório minimamente verbal.

dc.contributor.advisorVerdu, Ana Claudia Moreira Almeida [UNESP]
dc.contributor.authorVieira, Aline Daniela Gomes da Silva [UNESP]
dc.date.accessioned2023-11-23T12:25:39Z
dc.date.available2023-11-23T12:25:39Z
dc.date.issued2023-09-21
dc.description.abstractCrianças com diferentes características diagnósticas podem ter importantes déficits no desenvolvimento do comportamento verbal, apresentando dificuldades na aquisição de linguagem, principalmente nos repertórios de intraverbal. Há uma literatura que as denomina como minimamente verbais. Existem muitos procedimentos de ensino de intraverbal, porém há pouca investigação sobre o efeito da estruturação do ensino de operantes verbais em Instrução com Múltiplos Exemplares (do inglês Multiple Exemplar Instruction - MEI) sobre a indução dessa cúspide comportamental e na integração entre repertórios de ouvinte e de falante. Este estudo verificou a emergência de intraverbal após o ensino de MEI em seis crianças, com idades entre 2 e 7 anos, sendo duas crianças ouvintes sem diagnóstico (P1: 4a, menino; P2: 5a, menina), duas com Transtorno do Espectro Autista - TEA (P3: 6a, menino; P4: 4a; menino) e duas crianças com deficiência auditiva que ouvem via implante coclear - IC (P4: 6a, menina; P5: 7a, menino). Ensino e testes foram conduzidos em tentativas discretas, via software, em etapas: a) pré-teste de tato, intraverbal e ouvinte baseado em seleção com cinco conjuntos de estímulos; b) ensino de ouvinte e tato e teste de intraverbal (conjunto 1); c) MEI de tato, ouvinte e intraverbal (conjunto 2); d) ensino de ouvinte e tato e teste de intraverbal (conjunto 1); e) ensino de ouvinte e tato e teste de intraverbal (conjunto 3). No pré-teste observou-se muita variabilidade no comportamento de ouvinte (acima de 33%) e tato (abaixo de 67%); no intraverbal, os resultados foram nulos para quatro participantes (P3, P4, P5 e P6) e muito baixos para os demais (P1 e P2), evidenciando independência funcional entre ouvinte e falante. Após o MEI todos os participantes tiveram 100% de acertos em ouvinte e tato; as porcentagens de acertos em intraverbal aumentaram para todos os participantes (entre 67% e 100%), demonstrando emergência de intraverbal após MEI em crianças com repertório miminamente verbal.pt
dc.description.abstractChildren with minimal verbal repertoire, regardless of the diagnostic characteristic, have important deficits in the development of verbal behavior, presenting difficulties in language acquisition, especially in intraverbal repertoires. There is literature that calls them minimally verbal. There are many intraverbal teaching procedures, but there is little investigation about the effect of structuring the teaching of verbal operants in Multiple Exemplar Instruction (MEI) on the induction of this behavioral cusp and on the integration between listener and speaker repertoires. This study verified the emergence of intraverbal after teaching MEI in six children, aged between 2 and 7 years, being two of them hearing children without a diagnosis (P1: 4th, boy; P2: 5th, girl), two with Autism Spectrum Disorder - ASD (P3: 6th, boy; P4: 4th; boy) and two children with hearing impairment who hear via cochlear implant - CI (P4: 6th, girl; P5: 7th, boy). Teaching and tests were conducted in discrete trials, via software, in stages: a) tact, intraverbal and listener selection-based pre-test with five sets of stimuli; b) listener and tact teaching and intraverbal test (set 1); c) MEI of tact, listener and intraverbal MEI (set 2); d) listener and tact teaching and intraverbal test (set 1); e) listener and tact teaching and intraverbal test (set 3). In the pre-test, a lot of variability was observed in listening behavior (above 33%) and tact (below 67%); in the intraverbal, the results were null for four participants (P3, P4, P5 and P6) and very low for the others (P1 and P2), showing functional independence between listener and speaker. After the MEI, all participants scored 100% on listening and tact; the percentages of correct responses in intraverbal increased for all participants (between 67% and 100%), demonstrating emergence of intraverbal after MEI in children with minimally verbal repertoire.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipId001
dc.identifier.capes33004056085P0
dc.identifier.citationVIEIRA, Aline Daniela Gomes Silva. Emergência de intraverbal via Instrução por Múltiplos Exemplares em crianças com repertório minimamente verbal. Orientador: Ana Claudia Moreira Almeida Verdu. 2023. 150 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023.
dc.identifier.lattes2556824378856957
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/251430
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectRepertório minimamente verbalpt
dc.subjectCriançaspt
dc.subjectIntraverbalpt
dc.subjectInstrução por múltiplos exemplarespt
dc.subjectMinimally verbal repertoireen
dc.subjectChildrenen
dc.subjectMultiple exemplar instructionen
dc.titleEmergência de intraverbal via Instrução por Múltiplos Exemplares em crianças com repertório minimamente verbal.pt
dc.title.alternativeEmergence of intraverbal via Multiple Exemplar Instruction in children with minimally verbal repertoire.en
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublicationaef1f5df-a00f-45f4-b366-6926b097829b
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscoveryaef1f5df-a00f-45f4-b366-6926b097829b
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramPsicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem - FCpt
unesp.knowledgeAreaOutrapt
unesp.researchAreaAprendizagem e Ensinopt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
vieira_adgs_me_bauru.pdf
Tamanho:
2.38 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.02 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: