Publicação: O estágio de docência e sua contribuição para a formação pedagógica de docentes universitários em um curso de pós-graduação stricto sensu
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Data
Autores
Orientador
Cortela, Beatriz Salemme Corrêa 

Coorientador
Pós-graduação
Educação para a Ciência - FC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A presente pesquisa investigou quais foram as principais contribuições do Estágio de Docência (ED) durante as últimas décadas para a formação pedagógica de pós-graduandos do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (PPGEdC), da Universidade Estadual Paulista no campus de Bauru, São Paulo. A pesquisa se deu na perspectiva de doutorandos e doutores que foram bolsistas durante a pós-graduação e, para isso, foram realizados estudos a partir da legislação que rege este tipo de estágio, além de apresentar os posicionamentos defendidos por diferentes pesquisadores do campo da docência universitária. Para a constituição dos dados foi elaborado um questionário misto, o qual foi validado e aplicado de forma remota. Os participantes desta pesquisa (28 de 89) foram pós graduandos que estavam cursando o doutorado em 2020 e doutores que foram bolsistas entre os anos de 2005 a 2019. Deste modo, foram descritos aspectos referentes as suas experiências, bem como críticas e sugestões para melhorias do ED. A análise dos dados foi realizada com base no método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) descrito por Lefevre e Lefevre na obra: Pesquisa de Representação Social: um enfoque qualiquantitativo. Esse método possibilita, por meio de diversas operações, o agrupamento de depoimentos de sujeitos que apresentam opiniões em um ou mais discursos, simbolizando um pensamento coletivo de um determinado grupo social sobre um determinado assunto. Como contribuições, a pesquisa demonstrou a importância da criação e aprimoramento de ações formativas, como o ED, com ênfase na docência do ensino superior. Isso porque de acordo com o artigo 66 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação N° 9394/96, são os cursos de pós-graduação stricto sensu que devem, prioritariamente, ser responsáveis pela preparação para a atuação da docência em nível superior no Brasil. Por este motivo, é de suma importância que programas de pós-graduação stricto sensu ofereçam alternativas aos pós-graduandos, visando uma formação profissional que compreenda o exercício da docência universitária. Com o aporte da literatura especializada e as análises que foram realizadas, a presente pesquisa apresentou as principais fragilidades do Estágio de Docência, as quais envolvem principalmente a escassez de informações frente a legislação que rege o ED, poucas atualizações e aprimoramentos acerca desta atividade formativa e a carência de incentivos e divulgação do ED. Por fim, esta investigação demonstrou o potencial do ED e outras possibilidades que o PPGEdC apresenta para colaborar com a formação pedagógica de seus pós-graduandos stricto sensu. Assim, conforme a obrigatoriedade prevista na Portaria MEC/CAPES n° 76/2010 para bolsistas Capes/DS, o ED que é uma atividade já implementada em universidades do Brasil, pode ser uma opção válida para se desenvolver não apenas os saberes relativos à pesquisa mas, também, os saberes relativos à docência no ensino superior.
Resumo (português)
This research investigated what were the main contributions of the Teaching Internship (TI) during the last decades to the pedagogical training of graduate students of the doctoral course of the Graduate Program in Education for Science (PPGEdC), at the State University Paulista on the campus of Bauru, São Paulo. The research took place from the perspective of doctoral students and doctors who received scholarships during their postgraduate studies and, for this, studies were carried out based on the legislation that governs this type of internship, in addition to presenting the positions defended by different researchers in the field of teaching university. For the constitution of the data, a mixed questionnaire was elaborated, which was validated and applied remotely. The participants in this research (28 out of 89) were postgraduate students who were pursuing their doctorate in 2020 and doctors who received scholarships from 2005 to 2019. In this way, aspects related to their experiences were described, as well as criticisms and suggestions for TI improvements. Data analysis was performed using the Collective Subject Discourse (CSD) method described by Lefevre and Lefevre in the work: Social Representation Research: a qualiquantitative approach. This method enables, through several operations, the grouping of testimonies of subjects who present opinions in one or more speeches, symbolizing a collective thought of a certain social group on a certain subject. As contributions, the research demonstrated the importance of creating and improving training actions, such as TI, with an emphasis on higher education teaching. This is because, according to article 66 of the Law of Guidelines and Bases of Education No. 9394/96, stricto sensu postgraduate courses should, as a priority, be responsible for preparing for the performance of teaching at a higher level in Brazil. For this reason, it is extremely important that stricto sensu graduate programs offer alternatives to graduate students, aiming at a professional training that includes the exercise of university teaching. With the contribution of specialized literature and the analyzes that were carried out, this research presented the main weaknesses of the Teaching Internship, which mainly involve the lack of information regarding the legislation governing the TI, few updates and improvements about this training activity and the lack of incentives and dissemination of the TI. Finally, this investigation demonstrated the potential of TI and other possibilities that the PPGEdC presents to collaborate with the pedagogical training of its stricto sensu graduate students. Thus, according to the obligation provided for in MEC/CAPES Ordinance No. 76/2010 for Capes/DS scholarship holders, the TI, which is an activity already implemented in universities in Brazil, can be a valid option to develop not only knowledge related to research but also the knowledge related to teaching in higher education.
Descrição
Palavras-chave
Estágio de docência, Docência universitária, Formação pedagógica no ensino superior, Discurso do Sujeito Coletivo, Pedagogia universitária, Formação de professores, University teaching, Pedagogical training in higher education, University pedagogy, Teacher training, Teaching internship
Idioma
Português