Publicação: A formação dos mercados da reforma agrária popular pelo MST no Brasil (2003-2023)
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Data
2024-06-05
Autores
Orientador
Fernandes, Bernardo Mançano 

Coorientador
Pós-graduação
Geografia - FCT 33004129042P3
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) tem uma longa trajetória de luta pela
transformação da sociedade e pela democratização do acesso à terra no Brasil. Sua luta promoveu
o assentamento de centenas de milhares de famílias por meio da reforma agrária. Após o
assentamento, inicia-se as lutas por condições de produção e geração de renda. Políticas públicas
emancipatórias, entre 2003 e 2016, foram importantes para o fortalecimento das cadeias
produtivas e abriram caminhos para a formação de mercados da Reforma Agrária Popular (RAP).
Dentre esses mercados estão a rede Armazém do Campo, fruto das lutas do MST, e o mercado
institucional, conquista dos movimentos e instituições do campo. Também analisamos a estratégia
de acesso ao mercado convencional através da marca Raízes do Campo. O objetivo da tese é
compreender o processo de formação e territorialização dos mercados da RAP pelo MST no
Brasil, entre 2003 e 2023, buscando entender as alternativas construídas pelo Movimento para
comercializar os produtos oriundos da reforma agrária, mapear os mercados e dimensionar suas
potencialidades. Para atingir esse objetivo, utilizamos os seguintes procedimentos metodológicos:
revisão bibliográfica, pesquisa documental, trabalho de campo e entrevistas com militantes
atuantes nos mercados da RAP, sistematização de dados e elaboração de mapas para analisar a
espacialização do fenômeno. Conclui-se que os mercados são essenciais para a reprodução das
famílias assentadas e que sua auto-organização promove mercados alternativos que tendem a
desenvolver a autonomia e o controle das cadeias produtivas. As políticas públicas emancipatórias
são importantes para o fortalecimento da produção e criação de novos mercados. A rede Armazém
do Campo se constitui como território do MST no espaço urbano, possibilitando um diálogo
permanente entre campo e cidade, além de promover atividades culturais e espaços de formação
política.
Resumo (inglês)
The Landless Workers' Movement (MST) has a long history of fighting to transform society and
democratise access to land in Brazil. Its struggle has led to the settlement of hundreds of thousands
of families through land reform. After the settlement, the struggles for production conditions and
income generation began. Emancipatory public policies between 2003 and 2016 were important
for strengthening production chains and opened the way for the formation of the Popular Agrarian
Reform (RAP) markets. Among these markets are the Armazém do Campo network, the result of
MST struggles, and the institutional market, an achievement of rural movements and institutions.
We also analysed the strategy of accessing the conventional market through the Raízes do Campo
brand. The aim of this thesis is to understand the process of formation and territorialisation of
RAP markets by the MST in Brazil between 2003 and 2023, seeking to understand the alternatives
built by the Movement to market products from agrarian reform, map the markets and size their
potential. To achieve this goal, we used the following methodological procedures: a literature
review, documentary research, fieldwork and interviews with activists working in RAP markets,
data systematisation, and mapping to analyse the spatialisation of the phenomenon. The
conclusion is that markets are essential for the reproduction of settled families and that their selforganisation
promotes alternative markets that tend to develop autonomy and control over the
supply chain. Emancipatory public policies are important for strengthening production and
creating new markets. The Armazém do Campo network is the MST's territory in the urban space,
enabling a permanent dialogue between the countryside and the city, as well as promoting cultural
activities and spaces for political education.
Descrição
Idioma
Português
Como citar
MACHADO, Angela dos Santos. A formação dos mercados da reforma agrária popular pelo MST no Brasil (2003-2023). Orientador: Bernardo Mançano Fernandes. 2024. 246 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2024.