Logotipo do repositório
 

Publicação:
Avalia: sistema de correção automatizada de atividades escolares utilizando reconhecimento óptico de caracteres e inteligência artificial

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Prado, Simone das Graças Domingues

Coorientador

Brega, José Remo Ferreira

Pós-graduação

Curso de graduação

Bauru - FC - Sistemas de Informação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A avaliação contínua do desempenho estudantil é um componente crítico do processo educacional. No entanto, a correção manual de atividades pode ser uma tarefa árdua e consumidora de tempo para os docentes. Este trabalho apresenta o desenvolvimento e a implementação do sistema Avalia, projetado para auxiliar professores e agilizar o processo de avaliação. São empregadas técnicas de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR) para transcrever o conteúdo e transformá-lo em texto editável, e uso de Inteligência Artificial (IA) para analisar e corrigir as atividades, disponibilizando ao final uma nota e um feedback sobre a resposta do aluno. A expectativa é que a implementação deste sistema possa contribuir significativamente para a otimização do processo de correção de atividades escolares, proporcionando mais tempo para os professores se dedicarem a outras tarefas pedagógicas importantes, e oferecer uma avaliação consistente e objetiva do desempenho dos alunos.

Resumo (inglês)

The continuous assessment of student performance is a critical component of the educational process, however, manual correction of activities can be an arduous and time-consuming task for teachers. This work presents the development and implementation of a system for correcting school activities, Designed to assist teachers and speed up the assessment process, this will use Optical Character Recognition (OCR) techniques to transcribe the content and transform it into editable text, and use Artificial Intelligence (AI) to analyze and correct the activities, providing a grade and feedback on the student's response. It is hoped that the implementation of this system will make a significant contribution to optimizing the process of correcting school activities, giving teachers more time to devote to other important pedagogical tasks, and providing a consistent and objective assessment of student performance.

Descrição

Palavras-chave

Inteligência artificial, Desenvolvimento de software, Aplicações educacionais, Tecnologia educacional, Automatic correction, AI

Idioma

Português

Como citar

OLIVEIRA, Annanda Palmeira de; SILVA, Giovana Soares Ventura da. Avalia: sistema de correção automatizada de atividades escolares utilizando reconhecimento óptico de caracteres e inteligência artificial. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação