Publicação:
Formação continuada de professores de ciências e biologia: a sala de aula e os avanços científicos recentes

dc.contributor.authorDiniz, Renato Eugênio da Silva [UNESP]
dc.contributor.authorCampos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]
dc.contributor.authorLunardi, Juliana Sartori [UNESP]
dc.contributor.authorVasconcelos, Paulo Henrique [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-08-04T13:36:07Z
dc.date.available2016-08-04T13:36:07Z
dc.date.issued2015-09-09
dc.description.abstractThe project was the aim to develop a continuing education process for Science and Biology teachers. We had two basic perspectives: update and discussion of specific and educacional contents related to the current curriculum of São Paulo state, and the understanding of teachers as reponsible for the planning of their teaching. Was performed during the year 2014 and had five meetings in which participated in average of 40 teachers. The participating teachers had evaluted the experience and highlighted as produtive aspects, among others, the ability to update contents directly related to the school curriculum, and the opportunity to exchange experiences among peers. They also reported the use of what has worked in the meetings in their Science and Biology classes in school.en
dc.description.abstractO projeto de formação de professores em exercício aqui apresentado teve como objetivo desenvolver um processo de formação continuada de professores de Ciências e Biologia pautado nas seguintes perspectivas: atualização e discussão de conteúdos específicos e pedagógicos ligados ao atual currículo do Estado de São Paulo, e a compreensão dos professores como planejadores da sua prática pedagógica. Foi realizado no ano de 2014, a partir de 5 reuniões de 8 horas, que contavam, em média, com a participação de 40 professores. Ao avaliarem a experiência os professores participantes destacaram como aspectos positivos: a possibilidade de atualização de conteúdos diretamente relacionados ao currículo escolar e a oportunidade de troca de experiências entre os pares, dentre outros. Relatam também a utilização do que foi trabalhado nas reuniões, em suas aulas de Ciências e Biologia nas escolas.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Botucatu
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.format.extent1-5
dc.identifierhttp://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/1112
dc.identifier.citation8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-5, 2015.
dc.identifier.fileISSN2176-9761-2015-01-05-diniz.pdf
dc.identifier.issn2176-9761
dc.identifier.lattes2374974313953772
dc.identifier.lattes2431034310174335
dc.identifier.orcid0000-0002-0192-3988
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/142656
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofCongresso de extensão universitária da UNESP
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourcePROEX
dc.subjectIn service teachers trainingen
dc.subjectScience educationen
dc.subjectBiology educationen
dc.subjectFormação de professores em exercíciopt
dc.subjectEnsino de ciênciaspt
dc.subjectEnsino de biologiapt
dc.titleFormação continuada de professores de ciências e biologia: a sala de aula e os avanços científicos recentespt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dcterms.licensehttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/about/editorialPolicies#openAccessPolicy
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes2431034310174335
unesp.author.lattes2374974313953772[1]
unesp.author.orcid0000-0002-0192-3988[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Botucatupt
unesp.departmentEducação - IBBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2176-9761-2015-01-05-diniz.pdf
Tamanho:
325.2 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format