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Publicação:
Jardim sensorial como ferramenta de educação ambiental: proposta para o Parque Ecológico da Moçota em Caçapava – SP

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Orientador

Medeiros, Gerson Araujo de

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Engenharia Ambiental - ICTS

Título da Revista

ISSN da Revista

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Este trabalho apresenta uma construção de Jardim Sensorial no Parque Ecológico da Moçota no município de Caçapava-SP, discorrendo sobre os benefícios do contato com plantas, atividades ao ar livre e projetos ambientais alicerçados a Educação Ambiental. O trabalho em questão está entrelaçado ao projeto Clareira na Mata, presente no parque, o qual tem como objetivo, promover a valorização e conscientização ambiental nas crianças da rede pública de ensino, a partir do contato com a natureza ao ar livre, qualificando-se como um ambiente não-formal de Ensino. O jardim ultrapassa as plantas por si só, pois é usado como ferramenta de educação ambiental, evidenciando os benefícios do contato com a natureza. Neste estudo, é apresentado a construção do jardim, o quadro de espécies de plantas sensoriais que foram plantadas a fim de estimular os 5 sentidos humanos (visão, audição, paladar, tato e olfato). Provando que o aumento da conscientização sobre os benefícios desse tipo de construção, faça com que o conceito deste tipo de jardim se torne mais difundido no país. Representando o jardim sensorial como uma abordagem pouco discutida, porém própria para que as pessoas desenvolvam uma compreensão do meio ambiente.

Resumo (inglês)

This work presents the construction of a Sensory Garden in the Ecological Park of Moçota, located in the municipality of Caçapava, São Paulo, Brazil. It discusses the benefits of contact with plants, outdoor activities, and environmental projects based on Environmental Education. The work is intertwined with the project "Clareira na Mata," which is present in the park and aims to promote environmental appreciation and awareness among children in public schools through outdoor nature experiences. It qualifies as a non-formal educational environment. The sensory garden goes beyond the plants themselves as it serves as a tool for environmental education, highlighting the benefits of connecting with nature. This study presents the construction of the garden and the array of sensory plant species that were planted to stimulate the five human senses (sight, hearing, taste, touch, and smell). It demonstrates that increasing awareness of the benefits of this type of construction can lead to a wider spread of the concept of sensory gardens in the country. Representing the sensory garden as a lesser-discussed approach, yet a suitable one for people to develop an understanding of the environment.

Descrição

Palavras-chave

Parques urbanos, Jardins - Projeto, Educação Ambiental, Plantas - Conservação

Idioma

Português

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