Logotipo do repositório
 

Publicação:
A literatura como motivação nas aulas de Ciências: uma análise a partir da categoria motivo de Leontiev

dc.contributor.authorValero, Rafaela [UNESP]
dc.contributor.authorMassi, Luciana [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.date.accessioned2023-07-29T11:14:53Z
dc.date.available2023-07-29T11:14:53Z
dc.date.issued2022-10-24
dc.description.abstractStudies in the area of Science Education argue for the inclusion of literary texts in science classes due to motivation that they would supposedly provoke in students. In this theoretical-empirical article, we aim to defend that the category of motive should prevail because it includes concerns about motivation highlighted by research in Science Education that deal with the relationship between science and literature. To do that, we first present a systematic bibliographic review of historical-dialectical materialism and historical-cultural psychology to explain that motivation is a complex psychopedagogical process, and that such complexity is not taken into account by some studies in the area. We argue that the category of motive works better by incorporating this notion of motivation. We argue that, in addition to motivating the student with books, as proposed by the research area, it is necessary to create motives to migrate from this object in order to get to know the scientific contents.en
dc.description.abstractAlguns estudos da área de Educação em Ciências defendem a inserção de textos literários nas aulas de Ciências em função de uma suposta motivação que eles provocariam nos estudantes. Neste artigo, de natureza teórico-empírica, temos o objetivo de defender que a categoria de motivo supera por incorporação as preocupações com a motivação destacadas por algumas pesquisas em Educação em Ciências que tratam da relação entre Ciência e Literatura. Para tanto, partimos de uma revisão bibliográfica sistemática do materialismo histórico-dialético e da psicologia histórico-cultural para explicitar que a motivação é um processo psicopedagógico complexo e que tal complexidade não é levada em consideração por alguns estudos da área. Defendemos que a categoria de motivo supera por incorporação essa noção de motivação. Argumentamos que, para além de motivar o aluno por meio dos livros, como proposto pela área de pesquisa, é preciso criar motivos para migrar desse objeto para o conhecimento dos conteúdos científicos.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 001
dc.format.extent-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1516-731320220042
dc.identifier.citationCiência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 28, p. -, 2022.
dc.identifier.doi10.1590/1516-731320220042
dc.identifier.fileS1516-73132022000100240.pdf
dc.identifier.issn1516-7313
dc.identifier.issn1980-850X
dc.identifier.scieloS1516-73132022000100240
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/244843
dc.language.isopor
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.relation.ispartofCiência & Educação (Bauru)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectScience teachingen
dc.subjectMotivation for learningen
dc.subjectScience and literatureen
dc.subjectDialectical historical materialismen
dc.subjectCultural historical psychologyen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt
dc.subjectMotivação para aprendizagempt
dc.subjectCiência e literaturapt
dc.subjectMaterialismo histórico-dialéticopt
dc.subjectPsicologia histórico-culturalpt
dc.titleA literatura como motivação nas aulas de Ciências: uma análise a partir da categoria motivo de Leontievpt
dc.title.alternativeLiterature as motivation in Science classes: an analysis based on Leontiev's motive categoryen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.orcid0000-0002-0613-6609[1]
unesp.author.orcid0000-0001-8761-3181[2]

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1516-73132022000100240.pdf
Tamanho:
270.09 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Coleções