Publicação: A evolução de um grupo de estudantes em uma disciplina de prática de ensino de biologia
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Villani, Alberto 

Coorientador
Pós-graduação
Educação para a Ciência - FC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Neste trabalho, tentamos relatar e interpretar a evolução de um grupo de estudantes durante a disciplina semestral de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Biologia, ministrada em uma Universidade Federal. A disciplina constou de aulas semanais e de estágios realizados em grupos, além de encontros extra-classe referentes à sua preparação e avaliação. Os dados analisados foram provenientes de gravações em vídeo dos encontros de um grupo de quatro licenciandas que escolheram o lixo como tema do estágio de trabalhos escritos elaborados por estas licenciandas, das anotações realizadas pela pesquisadora e de relatos da professora responsável pela disciplina. A análise enfatizou a relação entre as mudanças das licenciandas e as intervenções da professora em cada uma das etapas da experiência. Inicialmente, as licenciandas demostraram baixo interesse pela disciplina e pouca determinação para desenvolver o estágio. Para romper com essa falta de motivação, a professora propôs uma série de atividades que provocaram uma pequena mudança na relação das licenciandas com a disciplina. No decorrer dessas atividades, cada uma delas foi se engajado em seu processo de aprendizagem. No final do semestre, demonstraram interesse em continuar o trabalho iniciado com os seus alunos no estágio. O resultado a que chegamos mostrou que os colegas, os alunos, a professora e também a pesquisadora favoreceram as mudanças do grupo de licenciandas. Tais mudanças dizem respeito às atitudes de reflexão sobre a prática docente, a autocrítica e a responsabilidade pessoal do grupo frente ao saber científico, pedagógico e metodológico
Resumo (inglês)
In this work we try to describe and interpretare the evolution of a group of students during the half-early discipline Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Biologia (Teaching Practise and Supervised Apprenticeship in Biology), ministered in a Federal University. The discipline consisted of weekly classes and apprenticeships fulfilled in groups, as well as out-of-class meetings for prepararing and evaluating it. The data obtained consisted of video recordings of the meetings of one group of four undergraduates who chose garbage as the theme of their apprenticeship and papers, our notes, and the reports of the teacher responsible for the discipline. The analysis emphasized the relationship between undergraduate changes and teacher interventions in each stage of the experience. The undergraduates initially showed low interest in the discipline and little determination to develop the apprenticeship. To break with this lack of motivation, the teacher proposed a series of activities that caused a little change in the undergraduates relationship with the discipline. Through these activities, each one engaged in her own learning process. At the end of the term, they showed interest in continuing the work that they had begun with their apprenticeship students. We came to a result that showed that colleagues, students, teacher, and also the researcher favoured the undergraduate group changes. Such changes relate to thought attitudes about teaching practice, autocriticism, and the group personal responsability before scientific, pedagogical and methodological knowledge
Descrição
Palavras-chave
Biologia - Estudo e ensino, Education learning
Idioma
Português
Como citar
FRANZONI, Marisa. A evolução de um grupo de estudantes em uma disciplina de prática de ensino de biologia. 1999. 129 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 1999.