Logotipo do repositório
 

Publicação:
Uso de softwares no processo de ensino-aprendizagem de isomeria no contexto da química orgânica

dc.contributor.advisorSilva, Dulce Helena Siqueira [UNESP]
dc.contributor.authorGomes, Bruno Ruiz
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-01-25T13:44:51Z
dc.date.available2021-01-25T13:44:51Z
dc.date.issued2020-12-18
dc.description.abstractO presente trabalho é uma investigação a respeito do uso de softwares de simulação como ferramenta facilitadora para o processo de ensino-aprendizagem de Química Orgânica. O projeto contou com a participação de 30 alunos de duas turmas de um curso técnico em Química do município de Jaú/SP. A coleta de dados foi realizada em três etapas. A primeira etapa ocorreu durante o ano letivo de 2019 e consistiu no levantamento de conhecimentos prévios e de habilidades de proposição de hipóteses dos alunos, iniciando com a aplicação de uma situação problema envolvendo a presença de isômeros. Logo após, foi aplicado o questionário inicial, com o intuito de levantar as dificuldades e facilitar sua categorização e posteriormente a elaboração da sequência didática. Os conceitos trabalhados foram: isômeros constitucionais; isômeros cis-trans; quiralidade; carbonos assimétricos, centros quirais e estereocentros; isômeros com um carbono assimétrico; desenhando enantiômeros; nomeando enantiômeros: o sistema de nomenclatura R, S e isomeria óptica. A segunda etapa foi iniciada com a aplicação de aulas teóricas e práticas utilizando como ferramenta o software de simulação ACD/ChemSketch®. O software serviu como ferramenta para a visualização das moléculas em diferentes formas de representação e interação com o objeto de estudo. Ao final da intervenção foi aplicado o questionário final, com o intuito de avaliar o desenvolvimento dos alunos e a contribuição do software ACD/ChemSketch®. A terceira etapa ocorreu durante o ano letivo de 2020 e consistiu na aplicação do questionário de avaliação do projeto, onde os alunos puderam opinar sobre a eficiência, aprovação e aproveitamento do projeto. Os dados permitiram inferir que a intervenção foi bem-sucedida, os alunos obtiveram bom desempenho e aprovaram a forma como o projeto se sucedeu, o que evidencia a relevância do uso de softwares de simulação no processo de ensino-aprendizagem.pt
dc.description.abstractThis work presents an investigation about the use of the simulation softwares as a faciliting tool for the teaching-learning process of organic chemistry for students of technical level in a private technical school in the city of Jaú, SP. The project was attended by 30 students from two classes of the chemistry technical course. The data collection was carried out in three stages. The first one ocurried during the 2019 academic year and consisted of instigating the students’ previous knowledge and their ability to propose hypotheses by starting with the application of a problem situation involving the presence of isomers. Afterly, the initial questionnaire was applied in order to diagnosticate the difficulties and to facilitate their categorization and, posteriourly, to elaborate the didatic sequence. It is possible to describe herein the concepts involved in this work: constitutional isomers; cis-trans isomers; chirality; asymmetric carbons; chiral centers and stereocenters; isomers with na asymmetric carbono; drawing the enantiomers; naming the enantiomers: the nomenclature system R, S and optical isomerism. The second stage started with the application of theoretical and practical classes using the ACD/ChemSketch® simulation software as a tool. The software served as a reference for visualizing the molecules in different forms of representation and interaction with them. At the end of the investigation, the final questionnaire was applied in order to assess the students’ development and the contribution of the ACD/ChemSketch® software. The third stage ocurried during the 2020 academic year and consisted of the application of the project evaluation questionnaire, in which the students were able to give their opinion on the efficiency, approval and use of the project. The data allowed us to infer that the intervation was well-succeeded, the students achieved a good performance after the intervention and they approved the way the project was carried out, which shows the relevance of using the simulation software in the teachinglearning process.en
dc.identifier.capes31001017169P2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/202494
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectSoftware de simulaçãopt
dc.subjectEstereoquímicapt
dc.subjectEducação em químicapt
dc.subjectQuímica computacionalpt
dc.subjectChemistry educationen
dc.subjectSimulation softwareen
dc.subjectComputational chemistryen
dc.subjectStereochemistryen
dc.titleUso de softwares no processo de ensino-aprendizagem de isomeria no contexto da química orgânicapt
dc.title.alternativeUse of software in the teaching-learning process of isomerism in the context of organic chemistryen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Química, Araraquarapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramQuímica em Rede Nacional - IQpt
unesp.knowledgeAreaQuímicapt
unesp.researchAreaQuímica da vidapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
gomes_br_me_araiq_int.pdf
Tamanho:
5.1 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.98 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: