Publicação:
Arquivos escolares, memória e cultura

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2005-03-01

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Artigo

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O presente texto busca evidenciar a riqueza dos arquivos escolares para a história da educação e da cultura. Assim, enfatiza a relevância de estudos realizados na França a partir destas fontes, apresenta um breve histórico das mais antigas escolas públicas da cidade de Assis e destaca discrepâncias nos índices de aprovação das várias instituições escolares da cidade a partir de informações obtidas nas atas dos exames finais dos anos de 1958 e 1959, consultadas na Diretoria de Ensino de Assis. Com base nestes dados, talvez se possa pensar que a imagem do “passado de ouro” da escola pública sustenta-se mediante o enaltecimento de algumas escolas e o esquecimento de outras contemporâneas.

Resumo (inglês)

The following text intends to make clear all the richness of the school files to the history of education and culture. Thus, it emphasizes the relevance of studies done in France from these sources, it presents a brief report of the most ancient public schools of the city of Assis and singularizes discrepancies in the numbers of approbations in the various school institutions of the city from information obtained from the records of the final examans of the years 1958 and 1959, verified in the Teaching Direction of Assis. Based on these data, maybe we can think that the image of the “Golden Past” of the public school is based on the exaltation of some schools and the forgetfulness of the contemporary ones.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

Patrimônio e Memória, v. 1, n. 1, p. 56-65.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação