Publicação: Avaliação do impacto do material didático proposto pela Secretaria de Ensino do estado de São Paulo para a disciplina de Educação Física
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Darido, Suraya Cristina 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Educação Física - IBRC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
No ano de 2008, a Secretaria do Estado de São Paulo propôs para todas as escolas estaduais o uso do material didático para todas as disciplinas, inclusive para a educação física, com proposta de atividade para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Nas aulas de educação física encontram-se professores rola bola, que oferecem a bola aos alunos e não se preocupam com qualquer tipo de intervenção. Também, encontrams-se professores que procuram ampliar os conhecimentos dos alunos, aprofundando os conteúdos de educação física. Com base nisso, o objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto do material didático na opinião dos professores do 8º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, foram realizadas entrevistas com cinco professores, que utilizam o material didático proposto pela Secretaria do Estado de São Paulo. Após a análise dos dados, verificou-se que os professores apresentam a mesma opinião no que diz respeito ao que se deve mudar no material didático; dois professores acreditam que é possível aplicar o material na íntegra. Alguns professores afirmaram que às vezes é necessária a ajuda dos alunos na realização de algumas atividades. Outros concordam que o material chega quase sempre atrasado e isso prejudica o planejamento, atrasando o desenvolvimento dos conteúdos.
Descrição
Palavras-chave
Educação física - Estudo e ensino, Material didático
Idioma
Português
Como citar
PRADO, Sofia Razaboni. Avaliação do impacto do material didático proposto pela Secretaria de Ensino do estado de São Paulo para a disciplina de Educação Física. 2009. 34 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.