Logotipo do repositório
 

Publicação:
Avaliação terapêutico-ocupacional em habilidades de percepção viso-motora em criança com paralisia cerebral: resultados preliminares

dc.contributor.authorPaixão, Ana Flávia [UNESP]
dc.contributor.authorPeruzzo, Caroline Bella [UNESP]
dc.contributor.authorPerez, Maria Carolina [UNESP]
dc.contributor.authorBaleotti, Luciana Ramos [UNESP]
dc.contributor.authorZafani, Mariana [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-08-04T13:35:38Z
dc.date.available2016-08-04T13:35:38Z
dc.date.issued2015-09-04
dc.description.abstractAssessing the motor and perceptive-visual performance of children with cerebral palsy (CP) is an important strategy for the delimitation of the occupational therapy interventions directed to the improvement of their performance and, consequently, to propitiate the development of skills which impact the writing and reading activities and school participation in regular education. This study aims to evaluate the visual perceptual skills, motor coordination and visual-motor integration in a five years old child with diparetic cerebral palsy. For data collection was used the Beery - Buktenica Developmental Test of Visual-Motor Integration and its suplementary tests. Data collection was conducted in a university clinic in a 60 minute session. A descriptive data analysis was made. The results revealed that the child had some difficulties while copying figures, identifying the same figures and conecting the dotted lines respecting the limits of the figure. These results point to the need to implement an intervention program for the improvement of deficit skills, since these skills are essential for the implementation of school activities. This study is still on trial and the intervention is in progress.en
dc.description.abstractAvaliar o desempenho motor e perceptivo-visual de crianças com paralisia cerebral (PC) é uma estratégia importante para o delineamento de intervenções terapêutico-ocupacionais direcionadas para a melhora do desempenho delas e, consequentemente, para propiciar o desenvolvimento de habilidades que exercem impacto na atividade de escrita e leitura e participação escolar no ensino regular. Este estudo teve como objetivo avaliar as habilidades de percepção visual, coordenação motora e integração viso-motora em uma criança com paralisia cerebral do tipo diparética, com cinco anos de idade. Para a coleta de dados foi utilizado o Beery-Buktenica Developmental Test of VisualMotor Integration e seus testes suplementares. A coleta de dados foi realizada em uma clínicaescola em uma sessão de 60 minutos. Foi feita análise descritiva dos dados obtidos. Os resultados revelaram que a criança apresentou dificuldade para a cópia de figuras, identificação de figuras iguais e para o tracejado de linhas respeitando os limites do desenho. Tais resultados apontam para a necessidade de se implementar um programa de intervenção com vista à melhora das habilidades deficitárias, uma vez que tais habilidades são essenciais para a execução das atividades escolares. Registra-se que este estudo está em andamento e a intervenção está em processo.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Marília, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Marília, SP, Brasil
dc.format.extent1-4
dc.identifierhttp://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/990
dc.identifier.citation8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-4, 2015.
dc.identifier.fileISSN2176-9761-2015-01-04-paixao.pdf
dc.identifier.issn2176-9761
dc.identifier.lattes8960960924068731
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/142511
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofCongresso de extensão universitária da UNESP
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourcePROEX
dc.subjectCerebral palsyen
dc.subjectVisual-motor perceptionen
dc.subjectOccupational therapyen
dc.subjectParalisia cerebralpt
dc.subjectPercepção visomotorapt
dc.subjectTerapia ocupacionalpt
dc.titleAvaliação terapêutico-ocupacional em habilidades de percepção viso-motora em criança com paralisia cerebral: resultados preliminarespt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dcterms.licensehttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/about/editorialPolicies#openAccessPolicy
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes8960960924068731
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentFisioterapia e Terapia Ocupacional - FFCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2176-9761-2015-01-04-paixao.pdf
Tamanho:
277.03 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format