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Publicação:
A exposição Firenze Restaura e as restaurações antigas: identificação de elementos da gênese do discurso metodológico de Umberto Baldini

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Orientador

Nascimento, José Leonardo do

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Artes Visuais - IA

Título da Revista

ISSN da Revista

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O Trabalho de Conclusão de Curso “A exposição Firenze Restaura e as Restaurações Antigas: Identificação de elementos da gênese do discurso metodológico de Umberto Baldini” tem como objetivo a introdução ao pensamento teórico do italiano Umberto Baldini – ainda inédito na língua portuguesa, mas de grande importância para o estudo de teorias da restauração – através da curadoria, em parceria com Paolo Dal Poggetto, da exposição Firenze Restaura: Il Laboratorio nel suo quarantennio, de 1972. Para tal, é explorado o papel desta exposição como essencial para a escrita da Teoria del Restauro e unità di metodologia, através da análise do uso do espaço expositivo (expografia) e dos conceitos desenvolvidos para o eixo Dei Restauri Antichi (Das Restaurações Antigas), analisados como ponto de partida para a posterior escrita de sua teoria. Para tal, buscou-se também a contextualização histórica do evento em pauta e os seus desdobramentos.

Resumo (inglês)

The undergraduate thesis “The Firenze Restaura exhibition and Ancient Restorations: Identification of elements from the genesis of Umberto Baldini’s methodological discourse” aims to introduce the theoretical thought of the italian art historian Umbert Baldini – still unpublished in portuguese, althought it’s great importance for the study of the theories of conservation – through the curatorship, in partnership with Paolo Dal Poggetto, of the exhibition Firenze Restaura: Il Laboratorio nel suo quarantennio, from 1972. To this end, the role of this exhibition as essential for the writing processo of his Teoria del Restauro e unità di metodologia, through the analysis of the use of the exhibition space (expography) and the concepts developed for the Dei Restauri Antichi (or From Ancient Restorations) group, analyzed as a starting point for the later writing of his theory. Nonethelles, the historical contextualization of the event in question and its consequences was also sought.

Descrição

Palavras-chave

Conservação e restauração, Arte - História, Baldini, Umberto

Idioma

Português

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