Publicação: A exposição Firenze Restaura e as restaurações antigas: identificação de elementos da gênese do discurso metodológico de Umberto Baldini
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Data
Autores
Orientador
Nascimento, José Leonardo do 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Artes Visuais - IA
Título da Revista
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Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O Trabalho de Conclusão de Curso “A exposição Firenze Restaura e as Restaurações Antigas: Identificação de elementos da gênese do discurso metodológico de Umberto Baldini” tem como objetivo a introdução ao pensamento teórico do italiano Umberto Baldini – ainda inédito na língua portuguesa, mas de grande importância para o estudo de teorias da restauração – através da curadoria, em parceria com Paolo Dal Poggetto, da exposição Firenze Restaura: Il Laboratorio nel suo quarantennio, de 1972. Para tal, é explorado o papel desta exposição como essencial para a escrita da Teoria del Restauro e unità di metodologia, através da análise do uso do espaço expositivo (expografia) e dos conceitos desenvolvidos para o eixo Dei Restauri Antichi (Das Restaurações Antigas), analisados como ponto de partida para a posterior escrita de sua teoria. Para tal, buscou-se também a contextualização histórica do evento em pauta e os seus desdobramentos.
Resumo (inglês)
The undergraduate thesis “The Firenze Restaura exhibition
and Ancient Restorations: Identification of elements from the genesis
of Umberto Baldini’s methodological discourse” aims to introduce
the theoretical thought of the italian art historian Umbert Baldini –
still unpublished in portuguese, althought it’s great importance for
the study of the theories of conservation – through the curatorship,
in partnership with Paolo Dal Poggetto, of the exhibition Firenze
Restaura: Il Laboratorio nel suo quarantennio, from 1972. To this
end, the role of this exhibition as essential for the writing processo of
his Teoria del Restauro e unità di metodologia, through the analysis
of the use of the exhibition space (expography) and the concepts developed for the Dei Restauri Antichi (or From Ancient Restorations)
group, analyzed as a starting point for the later writing of his theory.
Nonethelles, the historical contextualization of the event in question
and its consequences was also sought.
Descrição
Palavras-chave
Conservação e restauração, Arte - História, Baldini, Umberto
Idioma
Português