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Determinação de parâmetros do sistema elétrico que influenciam nos cálculos de energização de transformadores de potência.

dc.contributor.advisorCassula, Agnelo Marotta [UNESP]
dc.contributor.authorLima, Thiago Rodrigues Kleina
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2023-02-09T13:28:20Z
dc.date.available2023-02-09T13:28:20Z
dc.date.issued2022-09-09
dc.description.abstractA ideia principal deste trabalho de graduação é abrir uma discussão sobre o estudo de energização de transformadores. Atualmente esse estudo é elaborado de forma a priorizar as sobretensões no terminal energizado e não há uma investigação mais profunda em relação às correntes de energização advindas dessas manobras. As correntes de energização apresentam um alto teor harmônico e podem acarretar danos permanentes na estrutura do transformador se essas manobras forem realizadas de forma sucessiva e sem a utilização de equipamentos de manobra controlada. Os equipamentos de manobra controlada visam a diminuição e amortecimento rápido desse fenômeno e a necessidade de uso desses equipamentos é verificada por meio dos estudos de projeto básico. Os equivalentes de rede podem ser elaborados com base em diversos cenários de carga, sendo eles cenários de carga leve (menor nível de curto- circuito) e cenários de carga média ou pesada (maiores níveis de curto-circuito). O objetivo desse trabalho é determinar qual cenário de carga favorece o aparecimento de altas correntes de Inrush e quais desses cenários devem ser levados em consideração em estudos com o intuito de verificar a necessidade da utilização de sincronizadores ou resistores de pré-inserção.pt
dc.description.abstractThe main idea of this graduate work is to open a discussion about the study of transformer energizing. Currently this study is elaborated in a way that prioritizes the overvoltages in the energized terminal and there is no deeper investigation regarding the inrush currents arising from these maneuvers. The inrush currents have a high harmonic content and can cause permanent damage to the transformer structure if these maneuvers are carried out successively and without the use of controlled maneuver equipment. Controlled switching equipment aims to quickly reduce and damp this phenomenon, and the need to use this equipment is verified through the basic design studies. The network equivalents can be elaborated based on several load scenarios, being they light load scenarios (lower short-circuit level) and medium or heavy load scenarios (higher short-circuit levels). The objective of this work is to determine which load scenario favors the appearance of high inrush currents and which of these scenarios should be taken into consideration in studies aiming to verify the need for the use of synchronizers or pre-insertion resistorsen
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/239422
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEnergização de Transformadores. ATP. ATPDraw. Correntes de Inrush.pt
dc.subjectEnergização de Transformadorespt
dc.subjectATPpt
dc.subjectATPDrawen
dc.subjectCorrentes de Inrushpt
dc.subjectTransformer Energizationen
dc.subjectInrush Currenten
dc.subjectTransformadores elétricospt
dc.subjectTransitórios (Eletricidade)pt
dc.subjectEnergia elétrica - Transmissãopt
dc.titleDeterminação de parâmetros do sistema elétrico que influenciam nos cálculos de energização de transformadores de potência.pt
dc.title.alternativeDetermination of electrical system parameters that influence power transformer energization calculations.en
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Guaratinguetápt
unesp.undergraduateEngenharia Elétrica - FEGpt

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