Publicação: Determinação de parâmetros do sistema elétrico que influenciam nos cálculos de energização de transformadores de potência.
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Data
Autores
Orientador
Cassula, Agnelo Marotta 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Engenharia Elétrica - FEG
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A ideia principal deste trabalho de graduação é abrir uma discussão sobre o estudo de
energização de transformadores. Atualmente esse estudo é elaborado de forma a priorizar as
sobretensões no terminal energizado e não há uma investigação mais profunda em relação às
correntes de energização advindas dessas manobras. As correntes de energização apresentam
um alto teor harmônico e podem acarretar danos permanentes na estrutura do transformador se
essas manobras forem realizadas de forma sucessiva e sem a utilização de equipamentos de
manobra controlada. Os equipamentos de manobra controlada visam a diminuição e
amortecimento rápido desse fenômeno e a necessidade de uso desses equipamentos é verificada
por meio dos estudos de projeto básico. Os equivalentes de rede podem ser elaborados com
base em diversos cenários de carga, sendo eles cenários de carga leve (menor nível de curto-
circuito) e cenários de carga média ou pesada (maiores níveis de curto-circuito). O objetivo
desse trabalho é determinar qual cenário de carga favorece o aparecimento de altas correntes de
Inrush e quais desses cenários devem ser levados em consideração em estudos com o intuito de
verificar a necessidade da utilização de sincronizadores ou resistores de pré-inserção.
Resumo (inglês)
The main idea of this graduate work is to open a discussion about the study of transformer
energizing. Currently this study is elaborated in a way that prioritizes the overvoltages in the
energized terminal and there is no deeper investigation regarding the inrush currents arising
from these maneuvers. The inrush currents have a high harmonic content and can cause
permanent damage to the transformer structure if these maneuvers are carried out successively
and without the use of controlled maneuver equipment. Controlled switching equipment aims
to quickly reduce and damp this phenomenon, and the need to use this equipment is verified
through the basic design studies. The network equivalents can be elaborated based on several
load scenarios, being they light load scenarios (lower short-circuit level) and medium or heavy
load scenarios (higher short-circuit levels). The objective of this work is to determine which
load scenario favors the appearance of high inrush currents and which of these scenarios should
be taken into consideration in studies aiming to verify the need for the use of synchronizers or
pre-insertion resistors
Descrição
Palavras-chave
Energização de Transformadores. ATP. ATPDraw. Correntes de Inrush., Energização de Transformadores, ATP, ATPDraw, Correntes de Inrush, Transformer Energization, Inrush Current, Transformadores elétricos, Transitórios (Eletricidade), Energia elétrica - Transmissão
Idioma
Português