Publicação:
O tratamento de questões sociocientíficas na formação de futuros professores de ciências: possibilidades e desafios nas vozes dos licenciandos

dc.contributor.authorCarnio, Michel Pisa UNESP]
dc.contributor.authorCarvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-03-02T13:04:07Z
dc.date.available2016-03-02T13:04:07Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractThe perspective STSE (Science-Technology-Society-Environment) was recently implemented in the training courses for science teachers in Brazil, and proposes greater coordination of scientific knowledge with subjective questions that constitute the science, enables discussion of the nature of science and its implications for social and environmental issues. The present work aims to contribute to training of science teachers that approximates the current demands of contemporary society. Having as theoretical reasons the implications of STSE Movement in science teaching, we bring some considerations on pedagogical practices of undergraduates in Biological Sciences held within its Supervised. Through content analysis of the speeches of undergraduates, we can identify contributions and limitations that treatment of socio-scientific issues (SSI) revealed in the process, putting to discuss some aspects that are tangent training teachers committed to a contextualized view of science and scientific training. It discusses, among them, the relationship theory and practice in supervised training of future teachers’ conceptions about the implications of the STSE perspective in science teaching and science teacher positioning ahead controversial themes.en
dc.description.abstractA perspectiva CTSA (Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente) é recente nas grades horá- rias de cursos de formação de professores de ciências no Brasil e propõe maior articulação do conhecimento científico com questões subjetivas que constituem a ciência, possibilitando a discussão da natureza da ciência e suas implicações em questões sociais e ambientais. O presente trabalho almeja contribuir com uma formação de professores de ciências que se aproxime das atuais demandas da sociedade contemporânea. Tendo como fundamentação teórica as implica- ções do Movimento CTSA no ensino de ciências, trazemos algumas considerações sobre práticas pedagógicas de licenciandos em Ciências Biológicas realizadas no âmbito de seu Estágio Curricular Supervisionado. Por meio de análise de conteúdo das falas dos licenciandos, conseguimos identificar contribuições e limitações que o tratamento de questões sociocientíficas (QSC) evidenciou no decorrer do processo, colocando para discussão alguns aspectos que tangenciam uma formação de professores comprometida com uma visão contextualizada de ciência e de formação científica. Discute-se, entre eles, a relação teoria e prática no estágio supervisionado, as concepções dos futuros professores sobre as implicações da perspectiva CTSA no ensino de ciências e posicionamento do professor de ciências frente temáticas controversas.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, Avenida Brasil, 56, Centro, CEP 15385-000, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, Avenida Brasil, 56, Centro, CEP 15385-000, SP, Brasil
dc.format.extent289-293
dc.identifierhttp://aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/unip/article/view/20057
dc.identifier.citationUni-pluri, v. 14, n. 2, p. 289-293, 2014.
dc.identifier.issn1657-4249
dc.identifier.lattes4152572965541626
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/135709
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofUni-pluri
dc.rights.accessRightsAcesso restrito
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectTraining teachersen
dc.subjectSTSE perspectiveen
dc.subjectSupervised trainingen
dc.subjectTeacher as intellectualen
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectRelações CTSApt
dc.subjectEstágio supervisionadopt
dc.subjectProfessor como intelectualpt
dc.titleO tratamento de questões sociocientíficas na formação de futuros professores de ciências: possibilidades e desafios nas vozes dos licenciandospt
dc.title.alternativeThe treatment of socio-scientific issues in science teacher training: opportunities and challenges in the voices of undergraduatesen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4152572965541626
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Ilha Solteirapt
unesp.departmentFísica e Química - FEISpt

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