Logotipo do repositório
 

Publicação:
Material didático para alunos surdos: a literatura infantil em Libras

dc.contributor.authorBasso, Sabrina Pereira Soares [UNESP]
dc.contributor.authorCapellini, Vera Lúcia Messias Fialho [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-03-02T12:58:55Z
dc.date.available2016-03-02T12:58:55Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractThe storytelling is central to the early literacy of children, part of the objectives for the entire kindergarten. The story circle or storytelling is important and helpful in cognitive and emotional development of children, including the ones with disabilities. Seeking communicational accessibility, the aim of this work is to make the book "O Penuginha" by Luiz Vitor Martinello available in LIBRAS (Brazilian Sign Language). To facilitate the achievement of this objective, it was considered appropriate to develop a descriptive study following the methodology of qualitative research, to search for literature on how learning takes place in the Portuguese language by deaf students. This study resulted in a DVD with video recordings, the translation of the book "O Penuginha" in LIBRAS and the narration of the book in Portuguese. Therefore, this research is relevant because the paradigm of the twenty first century is the inclusion of all people in different scenarios and the school is one of the first places where the removal of barriers is essential.en
dc.description.abstractA leitura de histórias é fundamental para o início do letramento das crianças, fazendo parte dos objetivos para toda a Educação Infantil. A roda da história ou sua contação é momento importante e de grande auxílio no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, inclusive da criança com deficiência. Buscando a acessibilidade comunicacional é que neste trabalho estabeleceuse por objetivo tornar acessível, em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), a obra O Penuginha, de Luiz Vitor Martinello. Para viabilizar seu alcance foi considerado pertinente o desenvolvimento de estudo descritivo, seguindo a metodologia de pesquisa qualitativa, para o levantamento na literatura, sobre como ocorre a aprendizagem da língua portuguesa pelos alunos surdos. Este estudo resultou em DVD com a gravação de vídeos, com a tradução do livro em LIBRAS e sua narração em Português. Logo, esta pesquisa se faz relevante, pois o paradigma do século XXI é a inclusão de todas as pessoas nos diferentes cenários, e a escola é um dos primeiros lugares em que a eliminação de barreiras torna-se essencial.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, Departamento de Educação, Bauru, Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, CEP 17033-360, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, Departamento de Educação, Bauru, Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, CEP 17033-360, SP, Brasil
dc.format.extent491-512
dc.identifierhttp://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/417
dc.identifier.citationRevista Eletrônica de Educação, v. 6, n. 2, p. 491-512, 2012.
dc.identifier.fileISSN1982-7199-2012-06-02-491-512.pdf
dc.identifier.issn1982-7199
dc.identifier.lattes5564286135652965
dc.identifier.lattes9928758732344366
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134902
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofRevista Eletrônica de Educação
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectAccessibilityen
dc.subjectDeafnessen
dc.subjectChildren's literatureen
dc.subjectAcessibilidadept
dc.subjectSurdezpt
dc.subjectLiteratura infantilpt
dc.titleMaterial didático para alunos surdos: a literatura infantil em Libraspt
dc.title.alternativeDidactic material for deaf students: children's literature in librasen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes5564286135652965
unesp.author.lattes9928758732344366
unesp.author.orcid0000-0002-6238-8624[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.departmentEducação - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN1982-7199-2012-06-02-491-512.pdf
Tamanho:
871.13 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format