O humor na formação do leitor da educação infantil: análise dos livros ilustrados Cocô de passarinho (2013) e O circo da lua (2014), de Eva Furnari
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Data
Orientador
Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro 

Coorientador
Pós-graduação
Letras - FCLAS
Curso de graduação
Título da Revista
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Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esta dissertação tem por objetivo refletir sobre o efeito de humor no livro ilustrado infantil (Linden, 2011), a partir dos estudos de Bergson (2018). Justifica-se a escolha pela obra de Eva Furnari, por seu valor estético reconhecido pelas inúmeras premiações, pelos temas afinados ao universo infantil, pelo recurso ao humor e pelas ricas ilustrações que se aproximam do universo das crianças e as encantam (Perrotti,1986). Eva Furnari publicou mais de 70 obras literárias, nesta dissertação, optou-se por apenas duas para análise e recepção com crianças da Educação Infantil, regularmente matriculadas na Escola Municipal Ivone Olivo Frizo: Cocô de passarinho (2013) e O circo da lua (2014). A obra Cocô de passarinho (2013), a começar pelo título, já é capaz de arrancar gargalhadas das crianças. Sua narrativa, pelo inusitado, nonsense, entra em sintonia com o imaginário infantil caracterizado pela leveza e o humor. Esta produção litetária também obteve reconhecimento, ao ser adaptada para o teatro pela Cia Noz do Teatro em 2013. O espetáculo recebeu o prêmio APCA na categoria Melhor Espetáculo Infantil de Bonecos (APCA, 2025). O Prêmio da APCA atualmente contempla dez setores artísticos. Por sua vez, O circo da lua, publicada em 2003, angariou menção honrosa no ano seguinte da sua publicação (2004) na categoria Ilustrações de Livro Infantil ou Juvenil no 46º Prêmio Jabuti (Jabuti, 2025) além disso, como seu título indica, sua narrativa tematiza o espetáculo circense, o qual faz parte do repertório cultural da criança. Na análise dessas obras, buscou-se detectar suas potencialidades para cativar o jovem leitor, romper com seus conceitos prévios sobre ilustração (Linden, 2011), ampliar seu imaginário e, pelo humor, despertar seu gosto pela leitura. Para tanto, no trabalho analítico, utilizou-se como aporte teórico os estudos da Estética da Recepção e do Efeito (Jauss, 1994; Iser, 1996; 1999), entendendo que o poder emancipatório de uma obra advém de seu valor estético e o seu efeito humorístico. Buscou-se entender como se dá o diálogo entre obra e leitor, e como isso pode ser transformador para o leitor infantil, convidando-o a uma jornada de emancipação na construção de uma leitura cada vez mais crítica e atenta.
Resumo (inglês)
This dissertation aims to reflect on the effect of humor in the children’s picturebook (Linden, 2011), based on the studies of Bergson (2018). The choice of Eva Furnari’s work is justified by its recognized aesthetic value, evidenced by numerous awards, by themes that resonate with the children’s universe, by the use of humor, and by the rich illustrations that connect with and captivate young readers (Perrotti, 1986).
Eva Furnari has published more than seventy literary works; however, for this dissertation, only two were selected for analysis and reception with children enrolled in Early Childhood Education at Escola Municipal Ivone Olivo Frizo: Cocô de Passarinho (2013) and O Circo da Lua (2014).
The book Cocô de Passarinho (2013), starting with its title, is already capable of provoking laughter among children. Its narrative, marked by the unusual and the nonsensical, aligns with the children’s imagination, characterized by lightness and humor. This literary production also achieved recognition when it was adapted for the stage by Cia Noz do Teatro in 2013. The play received the APCA Award in the category of Best Puppet Play for Children (APCA, 2025). The APCA Award currently covers ten artistic categories.
In turn, O Circo da Lua, published in 2003, received an honorable mention the following year (2004) in the category of Illustration for Children’s or Young Adult Book at the 46th Jabuti Prize (Jabuti, 2025). Moreover, as its title indicates, its narrative revolves around the circus spectacle, which is part of the child’s cultural repertoire.
In analyzing these works, the aim was to identify their potential to captivate young readers, challenge their preconceived notions about illustration (Linden, 2011), expand their imagination, and, through humor, awaken their love of reading. To this end, the analytical work drew on the theoretical framework of the Aesthetics of Reception and Effect (Jauss, 1994; Iser, 1996; 1999), understanding that the emancipatory power of a literary work stems from its aesthetic value and its humorous effect.
The study sought to understand how the dialogue between work and reader takes place, and how this interaction can be transformative for the child reader—inviting them on a journey of emancipation in developing an increasingly critical and attentive reading practice.
Descrição
Palavras-chave
Literatura infantojuvenil - Crítica e interpretação, Livros ilustrados para crianças, Humor na literatura, Crianças - Livros e leitura, Estética da Recepção, Estética do Efeito, Furnari, Eva, 1948-, Children’s picturebook, Humor, Aesthetics of Reception and Effect
Idioma
Português
Citação
TAKAASI, Cleide Aparecida Vilarinho. O humor na formação do leitor da educação infantil: análise dos livros ilustrados Cocô de passarinho (2013) e O circo da lua (2014), de Eva Furnari. 2025. 175 p. Dissertação - (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, 2025.

