Publicação: Padrão clínico comportamental da dor em doenças crônicas osteomusculares e gastrointestinais de cães
Carregando...
Data
2023-08-09
Autores
Orientador
Quitzan, Juliany Gomes 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Medicina Veterinária - FMVZ
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
O reconhecimento e o manejo da dor na medicina veterinária tem ganhado impulso nas últimas décadas, porém ainda é desafiador devido ao fato dos pacientes não conseguirem expressar verbalmente o que experienciam. Sendo assim uma das formas de reconhecer essa experiência subjetiva é por meio da expressão comportamental, considerando a relação da dor com problemas comportamentais.
A avaliação da dor crônica em doenças osteomusculares tem sido muito estudada nas últimas décadas. Diversos questionários que auxiliam a condução clínica do paciente já foram desenvolvidos como: Breve Inventário Canino da Dor, Índice da Dor Crônica de Helsinki, Osteoartrite em Cães de Liverpool e o Questionário da Escola Universitária Veterinária de Glasgow. Além disso, padrões específicos da mordida em casos de agressividade e alterações de performance em cães de trabalho também já foram relacionados à dor crônica osteomuscular.
Em contrapartida, existe pouca literatura científica em relação à avaliação da dor crônica de origem gastrointestinal. Na última década os comportamentos de morder moscas, olhar o teto e bem como lambedura excessiva de superfícies têm sido correlacionados com a dor gastrointestinal, ainda sendo necessário mais estudos para explorar essa relação.
Só com o devido conhecimento das possíveis manifestações comportamentais da dor crônica por proprietários e clínicos veterinários, especialmente as mais sutis é que será possível avançar no reconhecimento, manejo adequado e tratamento da dor em doenças crônicas.
Descrição
Idioma
Português