Logotipo do repositório
 

Publicação:
Construções geométricas planas e espaciais no ensino da geometria

dc.contributor.advisorLocci, Valter [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Silvio Marcelino da
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-08-07T11:54:21Z
dc.date.available2018-08-07T11:54:21Z
dc.date.issued2018-06-29
dc.description.abstractEste trabalho foi formulado, visando diminuir as dificuldades apresentadas na aprendizagem da geometria, e também, proporcionar aos professores da área mais um recurso didático para trabalhar este assunto que é de total relevância no ensino da Matemática. Vivemos em um mundo real e não abstrata. Além de demonstrações virtuais das figuras planas e espaciais, podemos muitas vezes, construí-las e torná-las reais manualmente, e assim, colaborar com o desenvolvimento das habilidades de construção dos educandos, além do que a aprendizagem se torna mais prazerosa e mais prática. Nosso objetivo geral é reafirmar que a geometria está presente em toda parte, que tudo o que nos cerca tem formas geométricas, tanto na natureza quanto nas coisas produzidas pelo homem no decorrer da evolução da espécie humana. E nosso objetivo específico tem como estrutura os seguintes pensamentos: facilitar uma maior compreensão da geometria plana e espacial para os alunos do Ensino Fundamental e Médio, através de construções geométricas; desenvolver um estudo mais aprofundado sobre esta temática, visando colaborar com o trabalho do professor que atua no ensino de geometria; oferecer um recurso didático adicional para facilitar a exposição do conteúdo de geometria.pt
dc.description.abstractThis work was formulated aiming to reduce the difficulties presented in the learning of geometry, and also to provide to the teachers of this field an extra didactic resource to work on this subject which is of total relevance in the teaching of Mathematics. We live in a real world, not in a virtual one. In addition to virtual demonstrations of flat and spatial figures, we can often construct them and make them real by hand, and thus collaborate with the development of the students' construction skills, and the learning becomes more pleasurable and more practical. Our general objective is to reaffirm that geometry is present everywhere, and everything around us has geometric forms, both in nature and in things produced by man in the course of the evolution of the human species. And our specific objectives are structured as follows: facilitate a better understanding of flat and spatial geometry for elementary, middle and high school students through geometric constructions; develop a more detailed study on this subject, aiming to collaborate with teachers who work in the teaching of geometry, and offer an additional didactic resource to facilitate the exposure of the geometry contentsen
dc.identifier.aleph000906700
dc.identifier.capes31075010001P2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/154808
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectGeometriapt
dc.subjectConstruções geométricaspt
dc.subjectEnsino de matemáticapt
dc.subjectGeometryen
dc.subjectGeometric constructionsen
dc.subjectMathematics teachingen
dc.titleConstruções geométricas planas e espaciais no ensino da geometriapt
dc.title.alternativeGeometric constructions plans and spacials in the education of geometryen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Pretopt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramMatemática em Rede Nacional - FC/FCT/FEIS/IBILCE/IGCE 31075010001P2pt
unesp.knowledgeAreaMatemática aplicadapt
unesp.researchAreaNão constapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
silva_sm_me_sjrp.pdf
Tamanho:
2.49 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.97 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: