Logo do repositório
 

O ensino sobre saúde na escola e o uso de tecnologias digitais: revisão sistematizada da literatura nacional (2010 - 2020)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Iaochite, Roberto Tadeu
Costa Filho, Roraima Alves da

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Pedagogia - IB

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Nos dias atuais, é compreensível que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TDICs) estejam cada vez mais presentes em nosso cotidiano, seja em afazeres domésticos, trabalho, escola ou lazer. Na educação, o pensamento de que é necessário a expansão das TDICs vem crescendo cada vez mais e virando pauta de discussões em meio as contribuições que estes podem acarretar aos alunos do Ensino Básico. Além disso, há a preocupação da forma em que crianças e adolescentes se encontram em quesito saúde nos dias atuais, bem como quais são as informações que aprendem e acessam sobre saúde. Desta forma, esta pesquisa teve como objetivo apresentar um estado da arte sobre o uso de ferramentas das tecnologias digitais de informação e comunicação nos processos de ensino e aprendizagem sobre o tema saúde em escolas públicas da Educação Básica no Brasil. Para este feito, a metodologia utilizada se deu por um estudo de revisão, do tipo estado da arte, de modo que foram selecionados estudos que abordassem acerca do uso de ferramentas digitais nos processos de ensino-aprendizagem em escolas da Educação Básica sobre alguns dos temas ligados à saúde. Foram identificados apenas três estudos, levantados nas bases de dados SciELO, BVS e LILACS (artigos) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os resultados obtidos nos mostraram algumas lacunas em estudos com esta temática, além de enfatizar o déficit em formação e informação sobre o tema saúde e recursos de Tecnologias Digitais tanto dos professores quanto dos alunos das escolas em algumas regiões do Brasil.

Resumo (inglês)

It is understandable that Information and Communication Technologies (ICTs) are increasingly present in our daily lives, whether in household chores, work, school or leisure. In education, the thought that the expansion of the ICTs is necessary has been growing more and more and becoming a topic of discussion between the contributions that ICTs can bring to students of Basic Education. Furthermore, there is a concern about children and adolescents’ health in the current days, as well as how and when they learn and access health information. Therefore, this research aimed to present a state-of-the-art review over the use of tools of digital information and communication technologies in the teaching and learning processes regarding health topics in public schools of Basic Education in Brazil. The methodology used was a state-of-the-art review study where were retrieved studies that addressed the use of ICT in the teaching-learning processes in Basic Education schools regarding health related topics. Scrutiny process for study selection was employed in four different data bases, namely: SciELO, BVS and LILACS databases (articles) and in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). Only three studies that met searching and inclusion criteria were identified and results showed some gaps in studies with this subject, also emphasizing the deficit in qualification and information about the topic of health and resources of ICTs for both teachers and students in schools in some regions of Brazil.

Descrição

Palavras-chave

Educação em saúde, Tecnologias digitais, Escola, Health education, Digital technologies, School

Idioma

Português

Citação

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação