O ensino sobre saúde na escola e o uso de tecnologias digitais: revisão sistematizada da literatura nacional (2010 - 2020)
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Iaochite, Roberto Tadeu 

Costa Filho, Roraima Alves da 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Pedagogia - IB
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Nos dias atuais, é compreensível que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TDICs) estejam cada vez mais presentes em nosso cotidiano, seja em afazeres domésticos, trabalho, escola ou lazer. Na educação, o pensamento de que é necessário a expansão das TDICs vem crescendo cada vez mais e virando pauta de discussões em meio as contribuições que estes podem acarretar aos alunos do Ensino Básico. Além disso, há a preocupação da forma em que crianças e adolescentes se encontram em quesito saúde nos dias atuais, bem como quais são as informações que aprendem e acessam sobre saúde. Desta forma, esta pesquisa teve como objetivo apresentar um estado da arte sobre o uso de ferramentas das tecnologias digitais de informação e comunicação nos processos de ensino e aprendizagem sobre o tema saúde em escolas públicas da Educação Básica no Brasil. Para este feito, a metodologia utilizada se deu por um estudo de revisão, do tipo estado da arte, de modo que foram selecionados estudos que abordassem acerca do uso de ferramentas digitais nos processos de ensino-aprendizagem em escolas da Educação Básica sobre alguns dos temas ligados à saúde. Foram identificados apenas três estudos, levantados nas bases de dados SciELO, BVS e LILACS (artigos) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os resultados obtidos nos mostraram algumas lacunas em estudos com esta temática, além de enfatizar o déficit em formação e informação sobre o tema saúde e recursos de Tecnologias Digitais tanto dos professores quanto dos alunos das escolas em algumas regiões do Brasil.
Resumo (inglês)
It is understandable that Information and Communication Technologies (ICTs) are increasingly present in our daily lives, whether in household chores, work, school or leisure. In education, the thought that the expansion of the ICTs is necessary has been growing more and more and becoming a topic of discussion between the contributions that ICTs can bring to students of Basic Education. Furthermore, there is a concern about children and adolescents’ health in the current days, as well as how and when they learn and access health information. Therefore, this research aimed to present a state-of-the-art review over the use of tools of digital information and communication technologies in the teaching and learning processes regarding health topics in public schools of Basic Education in Brazil. The methodology used was a state-of-the-art review study where were retrieved studies that addressed the use of ICT in the teaching-learning processes in Basic Education schools regarding health related topics. Scrutiny process for study selection was employed in four different data bases, namely: SciELO, BVS and LILACS databases (articles) and in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). Only three studies that met searching and inclusion criteria were identified and results showed some gaps in studies with this subject, also emphasizing the deficit in qualification and information about the topic of health and resources of ICTs for both teachers and students in schools in some regions of Brazil.
Descrição
Palavras-chave
Educação em saúde, Tecnologias digitais, Escola, Health education, Digital technologies, School
Idioma
Português