Logo do repositório
 

Educação física escolar: análise comportamental e implicações para o sedentarismo infantil

dc.contributor.authorOrti, Natália Pinheiro [UNESP]
dc.contributor.authorCarrara, Kester [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-02-24T13:57:17Z
dc.date.available2015-02-24T13:57:17Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractThere have been many researchers dedicating themselves to analyze behavior to get solutions to social problems. The practice of childhood sedentary lifestyle is a complex problem that evokes a public health concern. This article exposes a work field in which researches identify, describe and analyze verbal reports about effective contingencies at school. It introduces the practices of three teachers of physical education and their 62 students. The results suggest that actions that can support public policies toward mitigating health risks.en
dc.description.abstractCada vez mais, pesquisadores vêm se dedicando à análise do comportamento com o propósito de propiciar soluções para problemas sociais complexos. Entre estes, encontra-se o sedentarismo infantil, cuja prática é considerada um problema de saúde pública. Com o objetivo de identificar, descrever e analisar contingências a partir de relatos verbais no contexto da educação física escolar, expõe-se, neste artigo, uma pesquisa desenvolvida com três professores de educação física e seus 62 alunos. O resultado obtido introduz sugere a adoção de ações efetivas que podem nortear políticas públicas voltadas para a redução de riscos à saúde.pt
dc.description.abstractLos investigadores se dedican cada vez más al Análisis del Comportamiento a fin de indicar soluciones a problemas sociales complejos. Entre éstos, se encuentra el sedentarismo infantil, cuya práctica es considerada un problema de salud pública. Con el objetivo de identificar, describir y analizar contingencias desde relatos verbales en el contexto de la educación física escolar, se expone, en este artículo, una investigación hecha a tres maestros y sus 62 pupilos. El resultado obtenido sugiere la adopción de medidas eficaces que pueden orientar las políticas públicas compartidas para reducir los riesgos de salud.es
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Engº Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033360, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Engº Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033360, SP, Brasil
dc.format.extent01-20
dc.identifierhttp://seer.psicologia.ufrj.br/index.php/abp/article/view/779
dc.identifier.citationArquivos Brasileiros de Psicologia, v. 64, n. 3, p. 1-20, 2012.
dc.identifier.fileISSN18095267-2012-64-03-01-20.pdf
dc.identifier.issn1809-5267
dc.identifier.lattes4654377716651363
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/114652
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofArquivos Brasileiros de Psicologia
dc.relation.ispartofsjr0,196
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectSedentarismopt
dc.subjectEducação física escolarpt
dc.subjectMetacontingênciaspt
dc.subjectPráticas culturaispt
dc.titleEducação física escolar: análise comportamental e implicações para o sedentarismo infantilpt
dc.title.alternativeEducación física y el sedentarismo en la niñez: un análisis conductuales
dc.title.alternativeChildhood sedentary lifestyle and physical education at school: a behavioral analysisen
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
relation.isDepartmentOfPublication5688658f-6899-499b-955f-21ec21080e34
relation.isDepartmentOfPublication.latestForDiscovery5688658f-6899-499b-955f-21ec21080e34
relation.isOrgUnitOfPublicationaef1f5df-a00f-45f4-b366-6926b097829b
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscoveryaef1f5df-a00f-45f4-b366-6926b097829b
unesp.author.lattes4654377716651363
unesp.author.orcid0000-0002-7501-7662[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.departmentPsicologia - FCpt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN18095267-2012-64-03-01-20.pdf
Tamanho:
1.12 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format