Logotipo do repositório
 

Publicação:
Construindo uma reflexão crítica sobre o consumo: as potencialidades dos temas transversais no desenvolvimento de projetos interdisciplinares no ensino fundamental

dc.contributor.authorOrtigoza, Silvia Aparecida Guarnieri [UNESP]
dc.contributor.authorKlafke, Karlise [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:54Z
dc.date.available2016-07-19T12:59:54Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractO Projeto de Núcleo de Ensino PROGRAD/UNESP desenvolvido durante o ano letivo de 2013, sob o tema “O consumo como tema transversal do Ensino Fundamental: subsídios a reflexão sobre as questões socioambientais da atualidade” teve como objetivo central elaborar materiais didáticos para subsidiar os professores a inserir o “Consumo” como um tema transversal procurando integrar os diversos conhecimentos das diferentes disciplinas na construção de uma análise crítica das questões socioambientais da atualidade. Contou-se com a participação dos professores do ensino fundamental da EE Prof. João Batista Leme (Rio Claro – SP). Os procedimentos metodológicos consistiram em elaborar e aplicar atividades para os alunos do 6º ano, 6ª série e 7ª série. As disciplinas eram diferentes e, assim, estabeleceu-se um enfoque diferenciado de forma a adequar o consumo aos conteúdos: 1) Leitura do texto “Eu etiqueta” de Carlos Drummond de Andrade; 2) Atividade das propagandas; 3) Jogo das logomarcas; 4) Exposição do filme “A dieta do palhaço” ou “Wall-e” e; 5) Visita técnica ao “Centro Público de Qualificação Profissional, Inclusão Digital e Produtiva e Loja de Artesanato Solidária assessorado pelo Instituto Consulado da Mulher”. Como resultado positivo observou-se uma maior conscientização/identificação do aluno como sujeito consumidor e estabelecimento de uma reflexão crítica sobre a forma que as propagandas e as marcas intervêm no seu modo de pensar e agir. A abordagem dos problemas gerados pelos altos padrões de consumo da atualidade também levaram a um repensar sobre o seu papel como consumidor e cidadão, despertando formas alternativas ao modo de produção capitalista/consumista, valorizando os princípios de solidariedade e sustentabilidade.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Departamento de Geografia, Rio Claro, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Departamento de Geografia, Rio Claro, SP, Brasil
dc.format.extent3674-3683
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3674-3683
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-3674-3683.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141652
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectConsumopt
dc.subjectCidadaniapt
dc.titleConstruindo uma reflexão crítica sobre o consumo: as potencialidades dos temas transversais no desenvolvimento de projetos interdisciplinares no ensino fundamentalpt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.departmentGeografia - IGCEpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2357-7819-2014-3674-3683.pdf
Tamanho:
678.31 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format