Logotipo do repositório
 

Publicação:
Sentido pessoal, atividade de estudo e educação artística: um estudo de caso

dc.contributor.authorAsbahr, Flávia Da Silva Ferreira [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-07-14T10:46:41Z
dc.date.available2021-07-14T10:46:41Z
dc.date.issued2019-12-9
dc.description.abstractSe investigó el proceso de atribución de sentido personal a la actividad de estudio, específicamente a las actividades artísticas desarrolladas en la asignatura de artes. Se realizó una investigación de campo en un 5o curso de una escuela pública municipal por intermedio de observaciones de las clases y entrevistas con alumnos/as. Se tomó como unidad de análisis la relación entre el motivo de la actividad de estudio y las acciones de estudio, categorizándose los motivos en pragmáticos y vinculados a la libertad de expresión y las acciones en acciones de organización pedagógica, de ayuda, de valoración de la labor discente y colectivas. Los niños buscaban establecer relaciones con conocimientos aprendidos y se responsabilizaban por las tareas. Se constató que hay un proceso de atribución de sentido personal transformador y que la organización pedagógica de las profesoras produce éxito escolar: incentivaban la colaboración entre los compañeros, fomentaban la labor colectiva, organizaban acciones de estudio, lo que trae principios didácticos a la organización de la enseñanza y desarrollo.es
dc.description.abstractInvestigou-se o processo de atribuição de sentido pessoal à atividade de estudo, especificamente às atividades artísticas desenvolvidas na disciplina de artes. Realizou-se uma pesquisa de campo em um 5o ano de uma escola pública municipal por meio de observações das aulas e entrevistas com alunos(as). Tomou-se como unidade de análise a relação entre o motivo da atividade de estudo e as ações de estudo, categorizando-se os motivos em pragmáticos e vinculados à liberdade de expressão e as ações em ações de organização pedagógica, de ajuda, de valorização do trabalho discente e coletivas. As crianças buscavam estabelecer relações com conhecimentos aprendidos e responsabilizavam-se pelas tarefas. Constatou-se que há um processo de atribuição de sentido pessoal transformador e que a organização pedagógica das professoras produz sucesso escolar: incentivavam a colaboração entre os colegas, fomentavam o trabalho coletivo, organizavam ações de estudo, o que traz princípios didáticos para a organização do ensino desenvolvimental.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.format.extent-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/2175-35392019012457
dc.identifier.citationPsicologia Escolar e Educacional. Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 23, p. -, 2019.
dc.identifier.doi10.1590/2175-35392019012457
dc.identifier.fileS1413-85572019000100325.pdf
dc.identifier.issn2175-3539
dc.identifier.scieloS1413-85572019000100325
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/212883
dc.language.isopor
dc.publisherAssociação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.relation.ispartofPsicologia Escolar e Educacional
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectPsicologia histórico-culturalpt
dc.subjectarte-educaçãopt
dc.subjectaprendizagem escolarpt
dc.titleSentido pessoal, atividade de estudo e educação artística: um estudo de casopt
dc.title.alternativeSentido personal, actividad de estudio y educación artística: un estudio de casoes
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.orcid0000-0002-7338-0003[1]
unesp.departmentPsicologia - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1413-85572019000100325.pdf
Tamanho:
369.01 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format