Logotipo do repositório
 

Publicação:
Aprendizagem baseada em projetos no ensino do Design: uma perspectiva dos coordenadores e docentes de cursos técnicos de Comunicação Visual de escolas técnicas estaduais de São Paulo

dc.contributor.advisorNakata, Milton Koji [UNESP]
dc.contributor.authorRocha, Agnacilda Silva
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-08-22T12:57:05Z
dc.date.available2022-08-22T12:57:05Z
dc.date.issued2018-11-27
dc.description.abstractEsta pesquisa qualitativa exploratória buscou entender como acontecem as fases de idealização, aplicação e conclusão de projetos, além da interação entre os diversos atores em cursos técnicos de Comunicação Visual – CV ofertados em escolas técnicas estaduais – Etecs na cidade de São Paulo e região metropolitana, considerando o método de Aprendizagem Baseada em Projetos – ABP, identificado pelo termo Project Based Learning – PBL. Foram investigados aspectos considerados relevantes quanto ao uso da ABP / PBL no ensino do design, coletando a opinião de docentes e coordenadores de cursos técnicos de CV. Foram realizadas entrevistas com esses professores e coordenadores, ponderando itens relacionados à criação dos projetos, à realização deles, assim como à avaliação dos resultados e à concepção das propostas como um todo. Foram pontuados dados referentes à interação entre as pessoas envolvidas, gerando parâmetros que podem auxiliar a alinhar as estratégias de realização de um projeto considerando as diferentes experiências e interesses, os ruídos na comunicação e as expectativas no processo de ensino-aprendizagem. Foi reconhecido nos projetos o potencial em motivar a autonomia na aprendizagem, como também, a interação na comunidade escolar. Acredita-se, com isso, ter disponibilizado informações que possam dar maiores referências quanto à criação, aplicação, avaliação e interação no trabalho com projetos no ensino de design, se tratando de cursos técnicos de Comunicação Visual.pt
dc.description.abstractThis exploratory qualitative research pursue to understand how stages of idealization, application and conclusion of projects, as the interaction between various actors in technical Visual Communication courses offered in state technical schools - Etecs in São Paulo city and metropolitan region, considering the Project Based Learning method – PBL. Aspects considered relevant were investigated regarding use of PBL in design education, collecting opinions of teachers and coordinators of technical Visual Communication courses. Interviews were conducted with these teachers and coordinators, considering items related to creation, realization, as well evaluation of results and design of the projects proposals as a whole. Data on interaction among people involved were pointed, creating parameters which can help to align strategies to accomplish a project considering various experiences and interests, noises in communication and expectations in teaching-learning process. Was recognized the use of PBL motivate autonomy in learning, also interaction in the school community. Therefore, it is believed to have provided information which can give greater references about creation, application, evaluation and interaction in the use of PBL in teaching of design, in technical Visual Communication coursesen
dc.description.sponsorshipOutra
dc.identifier.capes33004056082P0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/236240
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectAprendizagem Baseada em Projetopt
dc.subjectEnsino do Designpt
dc.subjectComunicação Visualpt
dc.subjectEducação profissionalpt
dc.subjectProject-Based Learningen
dc.subjectTeaching of designen
dc.subjectVisual communicationen
dc.subjectProfessional educationen
dc.titleAprendizagem baseada em projetos no ensino do Design: uma perspectiva dos coordenadores e docentes de cursos técnicos de Comunicação Visual de escolas técnicas estaduais de São Paulopt
dc.title.alternativeProject based learning on Design teaching: a perspective from the coordinators and teachers of Visual Communication technical courses at São Paulo state technical schoolsen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramDesign - FAACpt
unesp.knowledgeAreaDesenho de produtopt
unesp.researchAreaPlanejamento de Produtopt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
rocha_as_me_bauru.pdf
Tamanho:
19.14 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.07 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: