Publicação:
A relação fala/escrita do texto radiofônico

dc.contributor.advisorCorrêa, Manoel Luiz Gonçalves [UNESP]
dc.contributor.authorPedroso, Maria Ignez de Lima [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:22:20Z
dc.date.available2014-06-11T19:22:20Z
dc.date.issued2002-08-24
dc.description.abstractA proposta deste trabalho é estudar, de modo não-dicotômico, a relação fala/escrita do texto radiofônico em dois gêneros discursivos - o comercial e a notícia - em textos produzidos para locuções radiofônicas em emissoras de rádio vinculadas ao sistema de transmissão AM e FM, de São Paulo (SP) e de Votuporanga (SP). Adotamos, como base, o princípio dialógico da linguagem (Bakhtin), o qual permite evidenciar a constituição heterogênea do texto radiofônico por meio do diálogo entre dois modos de enunciação: o falado e o escrito. Para tanto, as marcas lingüísticas que escolhemos para as nossas investigações foram: a pontuação, nos textos-base escritos (quatro textos-base) e os marcadores conversacionais observados nos textos de locução (vinte e oito textos). Recorremos, inicialmente, a uma quantificação das ocorrências das marcas lingüísticas investigadas e, em seguida, propusemos uma análise qualitativa que teve como objetivo observar como se dá a relação fala/escrita nesse texto escrito para ser falado. Assumimos uma visão sócio-histórica da linguagem e, conceptualmente, a fala e a escrita como modos de enunciação, vinculados, respectivamente, ao letramento e à oralidade, sendo o letramento considerado de acordo com o modelo ideológico de Street. Dos resultados obtidos, destacamos que os sinais de pontuação trazem uma fala para o texto-base escrito e que os marcadores conversacionais, por sua vez, além de simularem uma conversação entre o locutor e os radiouvintes e de orientarem o desenvolvimento do tópico, registram um diálogo com o produtor do texto-base escrito. Nesse diálogo, o locutor substitui marcas gráficas por marcadores conversacionais prosódicos ou lexicalizados, evidenciando, por meio destes últimos, um processo de lexicalização, comum em textos escritos. Simulando um planejamento discursivo e uma execução...pt
dc.format.extent188 f. : il.
dc.identifier.aleph000173019
dc.identifier.capes33004153069P5
dc.identifier.citationPEDROSO, Maria Ignez de Lima. A relação fala/escrita do texto radiofônico. 2002. 188 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2002.
dc.identifier.filepedroso_mil_me_sjrp.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/86599
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectComunicação escritapt
dc.subjectComunicação oralpt
dc.subjectEscritapt
dc.subjectFalapt
dc.subjectTexto radiofônicopt
dc.subjectNotíciapt
dc.subjectComercialpt
dc.subjectSpeakingen
dc.subjectWritingen
dc.subjectRadio phonic texten
dc.titleA relação fala/escrita do texto radiofônicopt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Pretopt
unesp.graduateProgramEstudos Linguísticos - IBILCEpt
unesp.knowledgeAreaAnálise linguísticapt

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