Sexualidade e Educação Sexual de mulheres lésbicas e sáficas
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Data
Orientador
Bortolozzi, Ana Cláudia 

Coorientador
Pós-graduação
Educação Escolar - FCLAR
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
Resumo (português)
A sexualidade é parte integrante e fundamental da vida de todos os seres humanos e seu desenvolvimento satisfatório implica em aspectos para a integralidade e qualidade em vários âmbitos da vida na idade adulta. A falta de representatividade social faz com que as relações afetivo-sexuais entre mulheres, muitas vezes, reproduzam modelos heterossexuais, trazendo um grande apagamento das identidades lésbicas e sáficas, ideias muitas vezes reforçadas na Educação Sexual (ES) formal que é feita nas escolas, e informalmente, pela sociedade e suas instituições (família, mídia e comunidade). É necessário compreender como é realizada a Educação Sexual informal e formal (se houver) de mulheres lésbicas e sáficas e como elas impactam nas práticas sexuais das mesmas em prol da prevenção de vulnerabilidades. Esta pesquisa quantitativa-qualitativa, tipo descritiva e exploratória, teve por objetivo geral investigar como a Educação Sexual – realizadas pela escola, família e mídias - influenciaram e influenciam as práticas sexuais de mulheres que se identificam enquanto lésbicas ou sáficas. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de um questionário online divulgado nacionalmente, tendo a participação de 112 mulheres jovens e adultas (de 15 a 49 anos) em sua maioria entre 19 e 29 anos, que se autodeclararam lésbicas ou sáficas. Os dados das questões fechadas dos questionários foram tabulados e organizados em tabelas de Excel, analisados com estatística descritiva simples e análise de conteúdo quando se tratava de respostas em questões abertas. Os resultados demonstraram uma variedade de vivências e experiências no que tange à sexualidade das mulheres lésbicas e sáficas participantes, mas que convergem para a falta de informações, aprendizagem e recursos no que tange à ES das populações estudadas, seja essa ES proveniente do contexto familiar, educacional/escolar e/ou mais amplo, como midiático. Os dados corroboram com a literatura discutida, que versa sobre a escassez de estudos, pesquisas e desenvolvimento de métodos de prevenção específicos para a relação sexual vulva/vulva, assim como a exposição às vulnerabilidades que disso decorrem. A falta de representação também foi um ponto chave encontrado, já que há a falta de referências positivas de diversidade sexual, demonstrando a invisibilização dessas identidades, cerceadas por estigmas, preconceitos e desconsiderado na elaboração de políticas de atenção. Consideramos, mediante análise da literatura e dos relatos das participantes, que a heteronormatividade e a inviabilização das populações fora da norma – incluindo aí mulheres lésbicas e sáficas-, contribui para que os processos em ES (que em si já são escassos), acabem sendo muitas vezes recursos usados para manter uma norma social vigente ao invés de problematizá-la e ter um viés crítico e pautado na diversidade e na inclusão. Consequentemente, a ES que já é escassa nos contextos em que consegue adentar, acaba por ser usada como recurso de controle e padronização de corpos e vivências. Espera-se que este estudo possa colaborar para a elaboração de estratégias preventivas que diminuam a vulnerabilidade na vivência da sexualidade de mulheres lésbicas e sáficas, consequência do apagamento de suas identidades e do preconceito social voltado a essa população.
Resumo (inglês)
Sexuality is an integral and fundamental part of the lives of all human beings, and its satisfactory development is essential for the wholeness and quality of life in various aspects of adulthood. The lack of social representation often leads affective-sexual relationships between women to reproduce heterosexual models, resulting in the erasure of lesbian and sapphic identities. These ideas are often reinforced through formal Sexual Education (SE) in schools and informally by society and its institutions (family, media, and community). It is necessary to understand how formal (if present) and informal Sexual Education is carried out for lesbian and sapphic women and how it impacts their sexual practices in favor of preventing vulnerabilities. This quantitative-qualitative research, of a descriptive and exploratory nature, had the general objective of investigating how Sexual Education - provided by schools, families, and the media - has influenced and continues to influence the sexual practices of women who identify as lesbian or sapphic. Data collection was conducted through an online questionnaire distributed nationally, with the participation of 112 young and adult women (ages 15 to 49), the majority being between 19 and 29 years old, who self-identified as lesbian or sapphic. Data from the closed-ended questions were tabulated and organized into Excel tables, analyzed using simple descriptive statistics and content analysis for open-ended responses.The results revealed a variety of experiences regarding the sexuality of the participating lesbian and sapphic women, which converge on a common point: a lack of information, learning, and resources concerning SE for the studied populations. This gap exists across familial, educational/school, and broader media contexts. The findings support the existing literature, which discusses the scarcity of studies, research, and the development of specific prevention methods for vulva-to-vulva sexual relations, as well as the resulting vulnerabilities. The lack of representation was also a key issue identified, as there is an absence of positive references to sexual diversity, revealing the invisibility of these identities - constrained by stigma, prejudice, and often ignored in the formulation of care policies. Based on the literature review and the participants reports, we consider that heteronormativity and the invalidation of populations outside the norm - including lesbian and sapphic women - contribute to the fact that SE processes (which are already scarce) are often used as tools to maintain existing social norms rather than to challenge them through a critical, diversity-focused, and inclusive lens. Consequently, SE, already limited in the contexts where it manages to be implemented, ends up being used as a resource for control and standardization of bodies and experiences. It is hoped that this study will contribute to the development of preventive strategies that reduce vulnerability in the sexual experiences of lesbian and sapphic women - a vulnerability that stems from the erasure of their identities and the social prejudice directed at this population.
Descrição
Palavras-chave
Sexualidade, Educação Sexual, Lésbicas, Sáficas, Mídia, Família, Escola, Sexuality, Sexual Education, Lesbian, Sapphic, Family, School, Media
Idioma
Português
Citação
CARVALHO, Leilane Raquel Spadotto de. Sexualidade e Educação Sexual de mulheres lésbicas e sáficas. 2025. 180f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2025.