Publicação:
Efeito distrator do telefone celular sobre a condução simulada de automóveis: situações de uso manual e viva-voz

dc.contributor.advisorRodrigues, Sérgio Tosi [UNESP]
dc.contributor.authorCarizio, Bethânya Graick [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-04-19T13:26:29Z
dc.date.available2016-04-19T13:26:29Z
dc.date.issued2016-03-17
dc.description.abstractO uso de telefone celular durante a condução de automóvel é uma causa importante de risco aumentado de acidentes. Distratores, como conversar ao telefone celular no modo viva-voz ou segurando o equipamento na mão, interferem no mecanismo atencional, e tendem a perturbar o comportamento perceptual e motor dos motoristas. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito distrator de usar o telefone celular (condições viva-voz e na mão) sobre o comportamento perceptivo-motor de motoristas durante a direção simulada de automóvel. Dez motoristas novatos e dez experientes tiveram a cinemática de olhos e cabeça mensurada enquanto dirigiam em um simulador de direção sob condições de 80-120 km/h de velocidade, luz do dia, trajetória linear e baixo nível de tráfego. De modo geral, os resultados mostraram que o número de fixações aumentou, o tempo relativo de fixação diminuiu, a variância horizontal e vertical do olhar, a variância da posição e da orientação da cabeça aumentou durante as condições de uso do celular viva-voz e na mão, comparadas à condição controle (sem conversa). Efeitos dos grupos de experiência não foram observados. Em suma, conversar ao telefone celular tende a perturbar a atenção devido à diminuição da estabilidade de olho e da cabeça; consequentemente, à obtenção de informação visual relevante para a segurança da direção. Áreas de estudo como o design ergonômico podem efetivamente auxiliar o planejamento de equipamentos e de aparelhos que atendem às demandas cognitivas, perceptuais e motoras dos motoristas, contribuindo para a segurança no trânsito.pt
dc.description.abstractUsing a mobile phone while driving a car is an important cause of increase ed risk of accidents. Distractors such as talking on a cell phone in speakerphone mode or holding the device in hand interfere in the attentional mechanism and tend to disrupt drivers’ perceptual and motor behavior. The aim of this study was to evaluate the distractor effect of using a cell phone (speakerphone mode and in hand conditions) on drivers’ perceptual-motor behavior during simulated car driving. Ten novices and ten experienced drivers had eyes and head kinematics measured while driving in a driver simulator under conditions of 80-120 Km/h velocity, day light, linear trajectory, and low traffic level. Generally, results showed that number of fixations increased, relative fixation time decreased, horizontal and vertical gaze variance increased, and variance of head position and orientation increased during both speakerphone mode and in hand conditions of mobile phone use, as compared to the control (no talking) condition. Effects of experience group were not observed. In sum, talking on a mobile phone tend to disturb attention due to decrease in eyes and head stability and, consequently, pickup of relevant visual information for safety driving. Areas of study as ergonomic design can effectively help in the planning of equipment or devices that meet the cognitive, perceptual and motor drivers’ demands, contributing to road safety.en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.identifier.aleph000871862
dc.identifier.capes33004056082P0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/138002
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectMotorista de automóvelpt
dc.subjectTelefone celularpt
dc.subjectSimulador de direçãopt
dc.subjectDistratorpt
dc.subjectErgonomiapt
dc.subjectCar drivingen
dc.subjectMobile phoneen
dc.subjectErgonomicsen
dc.subjectDistractoren
dc.subjectDriving simulatoren
dc.titleEfeito distrator do telefone celular sobre a condução simulada de automóveis: situações de uso manual e viva-vozpt
dc.title.alternativeDistractor effect of cell phone on the simulated driving car: manual and speakerphone use situationsen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramDesign - FAACpt
unesp.knowledgeAreaOutrapt
unesp.researchAreaErgonomiapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
carizio_bc_me_bauru.pdf
Tamanho:
4.23 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.02 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: