Publicação: ESCOLA, JUVENTUDE E PERSPECTIVAS DE FUTURO: ALGUNS APONTAMENTOS
dc.contributor.author | Melo, Luciano Plez De [UNESP] | |
dc.contributor.author | Salles, Leila Maria Ferreira [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2021-07-14T10:42:51Z | |
dc.date.available | 2021-07-14T10:42:51Z | |
dc.date.issued | 2020-04-17 | |
dc.description.abstract | This paper aims to discuss factors that have collaborated for the lack of fulfillment of one of the main functions of the school: its contribution to the building of life projects or perspectives for the future. To act to build life projects involves imposing interdictions to immediate pleasures as a means to support future rewards; school diploma loses meaning, but it is through it that projections of a future life are built. The references for this discussion are young people from urban impoverished periphery, as well as the schools to which they attend. | en |
dc.description.abstract | Este texto objetiva discutir fatores que têm colaborado para que a escola se mantenha em processo de fratura com uma de suas marcas identitárias: sua contribuição para a construção de projetos de vida ou perspectivas de futuro. Agir na construção de projetos de vida implica impor interdições a prazeres imediatizados em função de recompensas futuras; o certificado escolar esvaece seu significado, mas é por meio dele que projeções de vida futura são construídas. As referências para essa discussão são jovens moradores de periferia urbana empobrecida e as escolas que frequentam. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” | |
dc.format.extent | 86-96 | |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/CC220118 | |
dc.identifier.citation | Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 40, n. 110, p. 86-96, 2020. | |
dc.identifier.doi | 10.1590/CC220118 | |
dc.identifier.file | S0101-32622020000100086.pdf | |
dc.identifier.issn | 0101-3262 | |
dc.identifier.issn | 1678-7110 | |
dc.identifier.scielo | S0101-32622020000100086 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/212632 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Centro de Estudos Educação e Sociedade | |
dc.relation.ispartof | Cadernos CEDES | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | SciELO | |
dc.subject | School | en |
dc.subject | Young people | en |
dc.subject | Future perspectives | en |
dc.subject | Escola | pt |
dc.subject | Jovens | pt |
dc.subject | Perspectivas de futuro | pt |
dc.title | ESCOLA, JUVENTUDE E PERSPECTIVAS DE FUTURO: ALGUNS APONTAMENTOS | pt |
dc.title.alternative | SCHOOL, YOUTH AND FUTURE PERSPECTIVES SOME NOTATIONS | en |
dc.type | Artigo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.orcid | 0000-0002-9335-7046[1] | |
unesp.author.orcid | 0000-0002-8117-1551[2] | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.department | Educação - IB | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- S0101-32622020000100086.pdf
- Tamanho:
- 132.04 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format