Logotipo do repositório
 

Publicação:
ESCOLA, JUVENTUDE E PERSPECTIVAS DE FUTURO: ALGUNS APONTAMENTOS

dc.contributor.authorMelo, Luciano Plez De [UNESP]
dc.contributor.authorSalles, Leila Maria Ferreira [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-07-14T10:42:51Z
dc.date.available2021-07-14T10:42:51Z
dc.date.issued2020-04-17
dc.description.abstractThis paper aims to discuss factors that have collaborated for the lack of fulfillment of one of the main functions of the school: its contribution to the building of life projects or perspectives for the future. To act to build life projects involves imposing interdictions to immediate pleasures as a means to support future rewards; school diploma loses meaning, but it is through it that projections of a future life are built. The references for this discussion are young people from urban impoverished periphery, as well as the schools to which they attend.en
dc.description.abstractEste texto objetiva discutir fatores que têm colaborado para que a escola se mantenha em processo de fratura com uma de suas marcas identitárias: sua contribuição para a construção de projetos de vida ou perspectivas de futuro. Agir na construção de projetos de vida implica impor interdições a prazeres imediatizados em função de recompensas futuras; o certificado escolar esvaece seu significado, mas é por meio dele que projeções de vida futura são construídas. As referências para essa discussão são jovens moradores de periferia urbana empobrecida e as escolas que frequentam.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
dc.format.extent86-96
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/CC220118
dc.identifier.citationCadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 40, n. 110, p. 86-96, 2020.
dc.identifier.doi10.1590/CC220118
dc.identifier.fileS0101-32622020000100086.pdf
dc.identifier.issn0101-3262
dc.identifier.issn1678-7110
dc.identifier.scieloS0101-32622020000100086
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/212632
dc.language.isopor
dc.publisherCentro de Estudos Educação e Sociedade
dc.relation.ispartofCadernos CEDES
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectSchoolen
dc.subjectYoung peopleen
dc.subjectFuture perspectivesen
dc.subjectEscolapt
dc.subjectJovenspt
dc.subjectPerspectivas de futuropt
dc.titleESCOLA, JUVENTUDE E PERSPECTIVAS DE FUTURO: ALGUNS APONTAMENTOSpt
dc.title.alternativeSCHOOL, YOUTH AND FUTURE PERSPECTIVES SOME NOTATIONSen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.orcid0000-0002-9335-7046[1]
unesp.author.orcid0000-0002-8117-1551[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.departmentEducação - IBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0101-32622020000100086.pdf
Tamanho:
132.04 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format