Logotipo do repositório
 

Publicação:
Refletindo a Interdisciplinaridade na atuação dos professores nos anos iniciais em Martinópolis

dc.contributor.advisorLima, Vanda Moreira Machado [UNESP]
dc.contributor.authorTonacio, Valquiria [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-03-10T12:55:07Z
dc.date.available2021-03-10T12:55:07Z
dc.date.issued2018-11-13
dc.description.abstractNot availableen
dc.description.abstractEste trabalho apresenta os resultados de pesquisa em nível de iniciação científica (IC) financiada pelo PIBIC/Reitoria cujo objetivo geral foi investigar a interdisciplinaridade na docência nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir da concepção de docentes de uma escola pública municipal. Os objetivos específicos foram: Conceituar o termo interdisciplinaridade e compreender a origem dessa expressão, Analisar o conceito de interdisciplinaridade presente na legislação educacional brasileira, verificar e analisar o conceito de interdisciplinaridade, seus desafios e possibilidades, a partir da concepção dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Para alcançar esses objetivos, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa e o trabalho envolveu uma pesquisa bibliográfica, análise da legislação e entrevista semiestruturada. A pesquisa bibliográfica verificou os trabalhos já realizados nessa temática. Analisamos alguns documentos legais, a saber: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996 (LDB/96); a Resolução CNE nº 7 de 14 de dezembro de 2010 (BRASIL, 2010) que define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). Entrevistamos quatro professoras dos anos iniciais que atuam na escola pública municipal de Martinópolis. Verificamos que o termo interdisciplinaridade é conhecido pelas professoras que participaram da pesquisa, mas no cotidiano a ação docente é subsidiada por livros didáticos como o Ler e Escrever. Livros que apresentam alguns projetos interdisciplinares prontos, nos quais as professoras estudam e aplicam tais projetos...pt
dc.format.extent77 f.
dc.identifier.aleph990009182680206341
dc.identifier.citationTONACIO, Valquiria. Refletindo a Interdisciplinaridade na atuação dos professores nos anos iniciais em Martinópolis. 2018. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2018.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-08-15/000918268.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/202987
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAlma
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt
dc.subjectEscolas públicaspt
dc.subjectProfessorespt
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimentopt
dc.subjectEnsino fundamentalpt
dc.subjectEducation - Study and teachingpt
dc.titleRefletindo a Interdisciplinaridade na atuação dos professores nos anos iniciais em Martinópolispt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.undergraduatePedagogia - FCTpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000918268.pdf
Tamanho:
389.25 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format