Publicação: Refletindo a Interdisciplinaridade na atuação dos professores nos anos iniciais em Martinópolis
dc.contributor.advisor | Lima, Vanda Moreira Machado [UNESP] | |
dc.contributor.author | Tonacio, Valquiria [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2021-03-10T12:55:07Z | |
dc.date.available | 2021-03-10T12:55:07Z | |
dc.date.issued | 2018-11-13 | |
dc.description.abstract | Not available | en |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta os resultados de pesquisa em nível de iniciação científica (IC) financiada pelo PIBIC/Reitoria cujo objetivo geral foi investigar a interdisciplinaridade na docência nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir da concepção de docentes de uma escola pública municipal. Os objetivos específicos foram: Conceituar o termo interdisciplinaridade e compreender a origem dessa expressão, Analisar o conceito de interdisciplinaridade presente na legislação educacional brasileira, verificar e analisar o conceito de interdisciplinaridade, seus desafios e possibilidades, a partir da concepção dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Para alcançar esses objetivos, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa e o trabalho envolveu uma pesquisa bibliográfica, análise da legislação e entrevista semiestruturada. A pesquisa bibliográfica verificou os trabalhos já realizados nessa temática. Analisamos alguns documentos legais, a saber: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996 (LDB/96); a Resolução CNE nº 7 de 14 de dezembro de 2010 (BRASIL, 2010) que define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). Entrevistamos quatro professoras dos anos iniciais que atuam na escola pública municipal de Martinópolis. Verificamos que o termo interdisciplinaridade é conhecido pelas professoras que participaram da pesquisa, mas no cotidiano a ação docente é subsidiada por livros didáticos como o Ler e Escrever. Livros que apresentam alguns projetos interdisciplinares prontos, nos quais as professoras estudam e aplicam tais projetos... | pt |
dc.format.extent | 77 f. | |
dc.identifier.aleph | 990009182680206341 | |
dc.identifier.citation | TONACIO, Valquiria. Refletindo a Interdisciplinaridade na atuação dos professores nos anos iniciais em Martinópolis. 2018. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2018. | |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-08-15/000918268.pdf | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/202987 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | Alma | |
dc.subject | Educação - Estudo e ensino | pt |
dc.subject | Escolas públicas | pt |
dc.subject | Professores | pt |
dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento | pt |
dc.subject | Ensino fundamental | pt |
dc.subject | Education - Study and teaching | pt |
dc.title | Refletindo a Interdisciplinaridade na atuação dos professores nos anos iniciais em Martinópolis | pt |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente | pt |
unesp.undergraduate | Pedagogia - FCT | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1