Logo do repositório

O medo como tema transversal para uma educação transdisciplinar: encontro entre filosofia e ciências

Carregando...
Imagem de Miniatura

Supervisor

Monteiro, Marco Aurélio Alvarenga

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Relatório de pós-doc

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O presente trabalho aprofundou a relação entre o medo e o ensino de ciências. Investigamos como o uso de mídias de diversos tipos, as transmídias, promovem a ligação entre ciências e filosofia no contexto do Ensino Médio. Nossa pesquisa tem como objetivo produzir o conhecimento pertinente nos alunos através da cultura midiática. A partir do referencial teórico da complexidade e da transdisciplinaridade, afirmamos que a o ensino de ciência produz um aculturamento científico e o cruzamento com a cultura popular, em especial a midiática, é capaz de mobilizar competências e habilidades fundamentais para os alunos em um mundo incerto. Portanto, explorando a questão do medo nessas mídias, criamos uma sequência didática, a aplicamos e a analisamos. Os resultados mostraram-se promissores e demandam futuras pesquisas.

Resumo (inglês)

This study explored the relationship between fear and science education. We investigated how the use of various types of media, transmedia, promotes the connection between science and philosophy in the context of high school. Our research aims to produce relevant knowledge in students through media culture. Based on the theoretical framework of complexity and transdisciplinarity, we affirm that science education produces scientific acculturation and the intersection with popular culture, especially media culture, is capable of mobilizing fundamental skills and abilities for students in an uncertain world. Therefore, exploring the issue of fear in these media, we created a didactic sequence, applied it and analyzed it. The results were promising and require future research.

Descrição

Palavras-chave

Transdisciplinaridade, Ensino de ciências, Medo, Complexidade

Idioma

Português

Citação

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Item type:Unidade,
Faculdade de Ciências
FC
Campus: Bauru


Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação