O medo como tema transversal para uma educação transdisciplinar: encontro entre filosofia e ciências
Carregando...
Data
Autores
Supervisor
Monteiro, Marco Aurélio Alvarenga 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Relatório de pós-doc
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O presente trabalho aprofundou a relação entre o medo e o ensino de ciências. Investigamos como o uso de mídias de diversos tipos, as transmídias, promovem a ligação entre ciências e filosofia no contexto do Ensino Médio. Nossa pesquisa tem como objetivo produzir o conhecimento pertinente nos alunos através da cultura midiática. A partir do referencial teórico da complexidade e da transdisciplinaridade, afirmamos que a o ensino de ciência produz um aculturamento científico e o cruzamento com a cultura popular, em especial a midiática, é capaz de mobilizar competências e habilidades fundamentais para os alunos em um mundo incerto. Portanto, explorando a questão do medo nessas mídias, criamos uma sequência didática, a aplicamos e a analisamos. Os resultados mostraram-se promissores e demandam futuras pesquisas.
Resumo (inglês)
This study explored the relationship between fear and science education. We investigated how the use of various types of media, transmedia, promotes the connection between science and philosophy in the context of high school. Our research aims to produce relevant knowledge in students through media culture. Based on the theoretical framework of complexity and transdisciplinarity, we affirm that science education produces scientific acculturation and the intersection with popular culture, especially media culture, is capable of mobilizing fundamental skills and abilities for students in an uncertain world. Therefore, exploring the issue of fear in these media, we created a didactic sequence, applied it and analyzed it. The results were promising and require future research.
Descrição
Palavras-chave
Transdisciplinaridade, Ensino de ciências, Medo, Complexidade
Idioma
Português

