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Memória e cinema: representação da guerrilha no filme Lamarca (1994)

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Artigo

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Um dos maiores divulgadores de visões de mundo no século XX, o cinema, se apresenta como uma fonte preciosa para a reflexão do historiador. Neste sentido, realizamos uma análise fílmica de Lamarca (1994) procurando refletir sobre as opções realizadas pelo diretor Sérgio Rezende em relação ao tema. Essa análise nos ajuda a enxergar em que sentido esse filme insere-se na disputa pela memória, sobre o período ditatorial brasileiro que se inicia nos anos de 1960, notadamente o confronto entre as forças armadas e os focos de guerrilha dos anos 60 e 70 do século passado.

Resumo (inglês)

The cinema, responsible for spreading the visions of the world in the 20th century, is a valuable source for the historian’s reflection. In one sense, we carried out a film analysis of Lamarca (1994) trying to think about the options that the directors Sérgio Rezende have chosen regarding the subject. This analysis helps us see in which sense the film get into the argument over the memory about the period of the Brazilian dictatorship of the sixties, specially the confrontation between the army and the guerrilla of the sixties and seventies of the late century.

Descrição

Palavras-chave

Memory, cinema, Lamarca, Memória, cinema, Lamarca

Idioma

Português

Como citar

Patrimônio e Memória, v. 5, n. 1, p. 119-136.

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