Publicação: O Ensino de Ciências para alunos com transtorno do espectro autista: um olhar da última década
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Carneiro, Relma Urel Carbone 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Araraquara - IQAR - Química
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este trabalho tem como temática o ensino de ciências para estudantes com transtorno do espectro autista e como essa problemática tem sido discutida ao longo dos anos. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por alterações significativas na comunicação, comportamento, interação social e motricidade. A inclusão escolar desses estudantes com TEA é garantida por lei e alguns níveis de apoio em relação ao ensino devem ser tomados levando em conta que para o aprendizado desse aluno (focado no aprendizado de ciências) torna-se necessária a aplicação de algumas estratégias e adaptações. O objetivo deste trabalho foi identificar objetivos, metodologias e referenciais em pesquisas sobre ensino de ciências para alunos com TEA. Para isso foi realizada uma pesquisa bibiliográfica consultando o Portal de Periódicos da CAPES, a Revista Brasileira de Educação Especial e revistas específicas do ensino de ciências, em um período de dez anos (2012-2022). Os dados mostraram que as pesquisas são escassas, portanto, há muito o que melhorar no ensino de ciências para estudantes com TEA, como por exemplo, implementação de estratégias didáticas e um avanço na formação de professores.
Resumo (inglês)
This work's theme is teaching science to students with autism spectrum disorder and how this issue has been discussed over the years. Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder characterized by significant changes in communication, behavior, social interaction and motor skills. The school inclusion of these students with ASD is guaranteed by law and some levels of support in relation to teaching must be taken taking into account that for this student's learning (focused on learning science) it is necessary to apply some strategies and adaptations . The objective of this work was to identify objectives, methodologies and references in research on science teaching for students with ASD. To this end, a bibliographical research was carried out consulting the CAPES Periodical Portal, the Brazilian Journal of Special Education and magazines specific to science teaching, over a period of ten years (2012-2022). The data showed that research is scarce, therefore, there is much room for improvement in science teaching for students with ASD, such as implementing teaching strategies and advancing teacher training.
Descrição
Palavras-chave
Educação especial, Produção científica, Inclusão escolar
Idioma
Português
Como citar
BARONE, Caroline. O ensino de ciências para alunos com transtorno do espectro autista: um olhar da última década. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2023.