Publicação: Diretrizes de usabilidade pedagógica para experiências digitais de aprendizagem: um framework de suporte ao projeto de aplicações educacionais centradas no “usuário-aprendiz”
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Valente, Vânia Cristina Pires Nogueira 

Coorientador
Pós-graduação
Mídia e Tecnologia (mestrado profissional) - FAAC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Um aspecto fundamental para se garantir a boa experiência do usuário em aplicações de software é a usabilidade. No entanto, a literatura sobre usabilidade em aplicações educacionais aponta que os critérios convencionais utilizados para a avaliar a usabilidade de sistemas digitais não são suficientes para atender aos requisitos de um sistema voltado para o ensino e aprendizagem. Assim surgiu o conceito de usabilidade pedagógica, para tratar de questões que podem afetar a qualidade da experiência de uso nesse contexto específico. Este trabalho teve como objetivo sintetizar um conjunto de diretrizes de usabilidade pedagógica que possam contribuir de forma significativa para experiências digitais de aprendizagem centradas no usuário. Para o desenvolvimento desse conjunto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, a fim de identificar princípios, atributos, diretrizes ou recomendações, considerados relevantes para o projeto de aplicações voltadas à aprendizagem digital. Os resultados deste estudo poderão servir como ferramenta de apoio ao diagnóstico de problemas de usabilidade pedagógica em aplicações educacionais, subsidiando o desenvolvimento de futuras aplicações, bem como contribuir para a ampliação do conhecimento existente sobre o tema.
Resumo (inglês)
A fundamental aspect to ensure a good user experience in software applications is usability. However, the literature on usability in educational applications points out that the conventional criteria used to evaluate the usability of digital systems are insufficient to meet the requirements of a system focused on teaching and learning. Thus, the concept of pedagogical usability emerged to address issues affecting the quality of the user experience in this specific context. This study aimed to synthesize a set of pedagogical usability guidelines that can contribute significantly to user-centered digital learning experiences. To develop this set, a systematic literature review was conducted to identify principles, attributes, guidelines, or recommendations considered relevant for the design of applications aimed at digital learning. The results of this study can serve as a tool to support the diagnosis of pedagogical usability problems in educational applications, supporting the development of future applications, as well as contributing to the expansion of existing knowledge on the subject
Descrição
Palavras-chave
Usabilidade Pedagógica, Experiência do usuário, Aprendizagem digital, Framework, Pedagogical usability, User experience, Digital learning,
Idioma
Português