Logotipo do repositório
 

Publicação:
Promoting moral and democratic competencies: towards an educational turn of Bioethics

dc.contributor.authorSerodio, Aluisio
dc.contributor.authorKopelman, Benjamin I.
dc.contributor.authorBataglia, Patricia U.r
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de São Paulo
dc.contributor.institutionUnifesp
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-11-12T17:27:56Z
dc.date.available2018-11-12T17:27:56Z
dc.date.issued2016-08-01
dc.description.abstractAbstract The purpose of this paper is to present Bioethics, particularly its educational aspect, as a way to promote moral and democratic competencies, thus improving a personal capacity to face not only bioethical issues but also broader ethical, moral and even political problems. We believe that we should invest educative efforts on the affective and cognitive aspects of moral behavior if we want to promote the capacity to make moral judgments and act according to them. In pluralistic democratic societies, it is necessary to also promote the capacity to speak up and listen to arguments as a means to deal with moral problems. Any Bioethics which does not also include an educational action is prone to lose most of its significance. We propose that Bioethics should be led to an educational turn, focusing on the construction of an educative toolbox composed of interventional and evaluative instruments.en
dc.description.abstractResumen El propósito del artículo es presentar la Bioética, especialmente en su recorte educacional, como un medio de promover la competencia moral y democrática, desarrollando la capacidad para enfrentar no solamente los temas bioéticos sino también problemas éticos, morales y políticos en general. Creemos que diversos esfuerzos educativos deben ser dirigidos a los aspectos afectivos y cognitivos del comportamiento moral si queremos desarrollar la capacidad de hacer juicios morales y de actuar de acuerdo con tales juicios. En sociedades pluralistas democráticas es necesario también promover habilidades de expresión y escucha como medio para lidiar con problemas morales. Cualquier Bioética que no sea también un acto educacional está destinada a perder mucho de su significado. Proponemos un giro educativo de la Bioética, enfocado en la construcción de una caja de herramientas educacionales compuesta por instrumentos de intervención y evaluación.es
dc.description.abstractResumo O propósito deste artigo é apresentar a Bioética, especialmente em seu recorte educacional, como meio para a promoção das competências moral e democrática, estimulando a capacidade para enfrentar não apenas os temas bioéticos, mas também problemas éticos, morais e políticos em geral. Acreditamos que esforços educativos devam ser dirigidos aos aspectos afetivo e cognitivo do comportamento moral se quisermos promover a capacidade de fazer juízos morais e agir de acordo com tais juízos. Em sociedades pluralistas democráticas, é necessário também promover habilidades de expressão e de escuta como um meio para lidar com problemas morais. Qualquer Bioética que não seja também um ato educacional está fadada a perder muito do seu significado. Propomos uma virada educacional da Bioética, com foco na construção de uma caixa de ferramentas educacionais composta por instrumentos de intervenção e avaliação.pt
dc.description.affiliationUniversidade Federal de São Paulo
dc.description.affiliationUnifesp
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.format.extent235-242
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1983-80422016242123
dc.identifier.citationRevista Bioética. Conselho Federal de Medicina, v. 24, n. 2, p. 235-242, 2016.
dc.identifier.doi10.1590/1983-80422016242123
dc.identifier.fileS1983-80422016000200235.pdf
dc.identifier.issn1983-8042
dc.identifier.lattes4823936738852264
dc.identifier.orcid0000-0002-2575-3020
dc.identifier.scieloS1983-80422016000200235
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/158010
dc.language.isoeng
dc.publisherConselho Federal de Medicina
dc.relation.ispartofRevista Bioética
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectBioethicsen
dc.subjectEducationen
dc.subjectMoral developmenten
dc.subjectDemocracyen
dc.subjectBioéticapt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectDesenvolvimento moralpt
dc.subjectDemocraciapt
dc.titlePromoting moral and democratic competencies: towards an educational turn of Bioethicsen
dc.title.alternativeLa promoción de la competencia moral y democrática: por un giro educacional de la Bioéticaes
dc.title.alternativeA promoção das competências moral e democrática: por uma virada educacional da Bioéticapt
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4823936738852264[3]
unesp.author.orcid0000-0002-2575-3020[3]

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1983-80422016000200235.pdf
Tamanho:
511.16 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Coleções