Logotipo do repositório
 

Publicação:
Face-to-Face Still-Face: Comparison between Interactive Behaviors of Full-Term and Preterm Infants

dc.contributor.authorChiodelli, Taís [UNESP]
dc.contributor.authorRodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim [UNESP]
dc.contributor.authorPereira, Veronica Aparecida
dc.contributor.authorSantos, Pedro Lopes Dos
dc.contributor.authorFuertes, Marina
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidade Federal da Grande Dourados
dc.contributor.institutionUniversidade do Porto
dc.contributor.institutionInstituto Politécnico de Lisboa
dc.date.accessioned2021-07-14T10:25:08Z
dc.date.available2021-07-14T10:25:08Z
dc.date.issued2020-12-11
dc.description.abstractSome studies indicate differences in self-regulatory behaviors of infants, depending on their gestational age. This paper aimed to compare interactive behaviors of full-term and preterm infants in the Face-to-Face Still-Face (FFSF) paradigm. Thirty prematurely born infants and thirty full-term infants were observed in the FFSF’s experimental procedure, which consists in exposing the infant to two episodes of interaction with the mother plus another episode in which the interaction gets interrupted. The Coding System and Analysis of Infant Behaviors Expressed in Still-Face adapted was used to analyze the infants’ interactive behaviors. Significant differences were observed in self-comfort behaviors. All the infants showed the still-face and the recovery effect, and full-term infants showed a carry-over effect. Results contribute to planning interventions that will help mothers promote more positive dyadic interactions.en
dc.description.abstractEstudios han mostrado diferencias en las conductas de autorregulación de bebés, de acuerdo con su edad gestacional. Este estudio buscó comparar las conductas interactivas de bebés nacidos a término y prematuros en el paradigma experimental Face-to-Face Still-Face (FFSF). Treinta bebés nacidos prematuros y treinta a término fueron observados en el procedimiento experimental del FFSF que consiste en la exposición del bebé a dos episodios de interacción con la madre y a un episodio en el que se interrumpe la interacción. Se utilizó de una adaptación del Sistema de Codificación y Análisis de las Conductas Infantiles expresadas en Still-face para analizar las conductas interactivas de los bebés. Se observaron diferencias significativas en las conductas de autorregulación. Los bebés mostraron los efectos still-face y de recuperación, y los bebés a término presentaron un efecto carry-over. Los resultados contribuyen para planificar intervenciones que auxilien a las madres a promover interacciones diádicas más positivas.es
dc.description.abstractEstudos têm apresentado diferenças nos comportamentos de autorregulação de bebês quando considerada a idade gestacional. Este estudo teve por objetivo comparar comportamentos interativos de bebês nascidos a termo e prematuros segundo paradigma experimental do Face-to-Face Still-Face (FFSF). Trinta bebês nascidos prematuros e trinta a termo foram observados no procedimento experimental do FFSF que consiste na exposição do bebê a dois episódios de interação com a mãe e a um episódio em que se interrompe a interação. Utilizou-se uma adaptação do Sistema de Codificação e de Análise dos Comportamentos Infantis Expressos no Still-Face para analisar os comportamentos interativos dos bebês. Diferenças significativas foram observadas nos comportamentos de autorregulação. Todos os bebês apresentaram o efeito still-face e de recuperação e os bebês a termo apresentaram o efeito carry-over. Os resultados contribuem para o planejamento de intervenções que auxiliem as mães a promoverem interações diádicas mais positivas.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.description.affiliationUniversidade Federal da Grande Dourados
dc.description.affiliationUniversidade do Porto
dc.description.affiliationInstituto Politécnico de Lisboa
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.description.sponsorshipIdFAPESP: 2014/10653-4
dc.format.extent-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1982-4327e3102
dc.identifier.citationPaidéia (Ribeirão Preto). Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, v. 31, p. -, 2020.
dc.identifier.doi10.1590/1982-4327e3102
dc.identifier.fileS0103-863X2021000100301.pdf
dc.identifier.issn0103-863X
dc.identifier.issn1982-4327
dc.identifier.scieloS0103-863X2021000100301
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/211490
dc.language.isoeng
dc.publisherUniversidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia
dc.relation.ispartofPaidéia (Ribeirão Preto)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectpremature birthen
dc.subjectmother-child relationsen
dc.subjectemotional regulationen
dc.subjectnascimento prematuropt
dc.subjectrelações mãe-criançapt
dc.subjectregulação emocionalpt
dc.titleFace-to-Face Still-Face: Comparison between Interactive Behaviors of Full-Term and Preterm Infantsen
dc.title.alternativeFace-to-Face Still-Face: Comparación entre Conductas Interactivas de Bebés Nacidos a Término y Prematuroses
dc.title.alternativeFace-to-Face Still-Face: Comparação entre Comportamentos Interativos de Bebês Nascidos a Termo e Prematurospt
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.orcid0000-0002-8586-1111[1]
unesp.author.orcid0000-0002-5332-256X[2]
unesp.author.orcid0000-0002-9051-7550[3]
unesp.author.orcid0000-0002-0754-580X[4]
unesp.author.orcid0000-0001-7061-5092[5]

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0103-863X2021000100301.pdf
Tamanho:
317.28 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Coleções