Publicação: Museu/universidade: educação patrimonial a serviço da comunidade
dc.contributor.author | Faccio, Neide Barrocá [UNESP] | |
dc.contributor.author | Baron, Cristina Maria Perissinoto [UNESP] | |
dc.contributor.author | Alves, André Felipe [UNESP] | |
dc.contributor.author | Vieira, Douglas Henrique [UNESP] | |
dc.contributor.author | Merchiori, César Francisco [UNESP] | |
dc.contributor.author | Matheus, Eduardo Pereira [UNESP] | |
dc.contributor.author | Cerdeira, Gabriel Loschiavo [UENSP] | |
dc.contributor.author | Luz, Juliana Aparecida Rocha [UNESP] | |
dc.contributor.author | Passos, Thiago de Moraes dos [UNESP] | |
dc.contributor.author | Salomão, Luzia Carolina Bezerra [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2017-01-02T15:40:07Z | |
dc.date.available | 2017-01-02T15:40:07Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | Neste trabalho apresentamos as ações desenvolvidas no âmbito do Projeto Museu/Universidade: educação patrimonial, que buscam envolver a sociedade em atividades de educação patrimonial divulgando o conhecimento produzido na universidade na área da arqueologia. O desenvolvimento desse trabalho tem por objetivo a conscientização para a valorização do patrimônio cultural. O projeto tem utilizado como referencial teórico-metodológico a pesquisa-ação (THIOLLENT, 1998). Essa metodologia envolve oficinas, palestras, processos participativos de tombamento e curadoria. O termo patrimônio cultural exprime uma representação da cultura e procura contemplar o maior número de pessoas. O patrimônio cultural é formado por bens móveis ou imóveis que tenham ligação com fatos memoráveis da história do país, ou apresentem valor arqueológico, etnográfico, bibliográfico ou artístico. Até meados do século XX, o único método de preservação desses bens então considerado era o tombamento, que nem sempre priorizava as expressões culturais dos diversos grupos étnicos, valorizando mais o aspecto estético dos objetos ou os interesses das elites. Décadas depois, passa-se a valorizar as manifestações de cunho popular atribuindo-lhes valor cultural, diminuindo a essência elitista do conceito de patrimônio. O conceito constitucional de patrimônio cultural abrange os bens arqueológicos, históricos, arquitetônicos, artísticos e imateriais. Quando um povo conhece o seu patrimônio cultural e se identifica com ele, passa a respeitá-lo e a valorizá-lo. Como resultado do projeto em tela podemos citar a preservação do conhecimento sobre as manifestações culturais, pois só se valoriza o que se conhece, sendo muito difícil dar valor ao desconhecido. As ações e projetos de extensão, cuja natureza é a extroversão do conhecimento, ou seja, a presença da universidade para fora dos seus "muros" (físicos e sociais), são de suma importância na constituição de uma academia influente na mudança do quadro social crítico que temos no país. Isso porque a atuação da universidade deve pautar-se na capacidade de intervenção que atinja fatores essenciais, capazes de definir a manutenção ou alteração da realidade a médio e longo prazos. O projeto possui 20 executores entre professores, bolsistas e voluntários. O projeto atendeu no ano de 2013, 7.800 pessoas (crianças, adultos e terceira idade). | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente | |
dc.format.extent | 09148 | |
dc.identifier | http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTE0OA== | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09901 | |
dc.identifier.file | 2013-09148-faccio.pdf | |
dc.identifier.lattes | 7557408900241806 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/146972 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | PROEX | |
dc.subject | Patrimônio cultural | pt |
dc.subject | Extroversão do conhecimento | pt |
dc.subject | Museu | pt |
dc.title | Museu/universidade: educação patrimonial a serviço da comunidade | pt |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 7557408900241806 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente | pt |
unesp.department | Planejamento, Urbanismo e Ambiente - FCT | pt |
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