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Empresas multinacionais e desempenho comercial do Brasil: uma revisão da literatura

dc.contributor.authorCinquetti, Carlos A. [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-05-20T15:15:48Z
dc.date.available2014-05-20T15:15:48Z
dc.date.issued2008-12-01
dc.description.abstractFazemos uma releitura dos estudos empíricos sobre empresas multinacionais (EMNs) e comércio exterior no Brasil a partir dos modelos teóricos e empíricos de comércio internacional com firmas multinacionais. Percebe-se que aqueles estudos não examinam como características econômicas do país (Brasil) condicionaram a emergência e tipo das EMNs e, assim, seus respectivos impactos sobre comércio exterior. Conseguem isolar, nas análises de impacto comercial, evidências dos serviços tecnológicos das estrangeiras, relativamente às domésticas do mesmo setor, mas não examinam se essas firmas se concentraram ou não em atividades com vantagens comparativas no país, o que seria crucial para determinar seu impacto comercial comparativo.pt
dc.description.abstractWe revisit the empirical research about multinational firms (MNFs) and foreign trade in Brazil from the perspective of the theoretical models of international trade with MNFs, and their empirical tests. We observed that the cited studies did not examine how the economic characteristics of Brazil conditioned the emergence and types, as well as the corresponding impacts of the MNFs on foreign trade. The models analyzing trade impacts succeed to single out the MNF's technology service, as compared to same-sector domestic firms, but do not examine whether or not these firms concentrated in activities with comparative advantages, crucial to determine the comparative trade contribution from these firms.en
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Departamento de Economia
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Departamento de Economia
dc.format.extent525-537
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-06182008000300007
dc.identifier.citationEconomia e Sociedade. Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas, v. 17, n. 3, p. 525-537, 2008.
dc.identifier.doi10.1590/S0104-06182008000300007
dc.identifier.fileS0104-06182008000300007.pdf
dc.identifier.issn0104-0618
dc.identifier.scieloS0104-06182008000300007
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/29777
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Economia
dc.relation.ispartofEconomia e Sociedade
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectEmpresas multinacionais Brasilpt
dc.subjectVantagem comparativa (Comércio)pt
dc.subjectInovações tecnológicaspt
dc.subjectMultinational firms Brazilen
dc.subjectComparative advantageen
dc.subjectTechnological innovationen
dc.titleEmpresas multinacionais e desempenho comercial do Brasil: uma revisão da literaturapt
dc.title.alternativeMultinational enterprises and trade performance in Brazil: a review of the literatureen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.orcid0000-0003-2748-1556[1]

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