Publicação: Confissões de um designer: relatos, experiências e opiniões anônimas sobre o mercado de trabalho
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Dick, Maurício Elias Klafke 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Design - FAAC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Com os impactos da pandemia do COVID-19, a presença digital se tornou essencial para as empresas, aumentando a demanda por serviços de design, o que também gerou problemas devido à falta de regulamentação da profissão. A proliferação de cursos online de baixa qualidade, tem desvalorizado o trabalho dos designers e aumentado a precarização das condições de trabalho. Em um cenário onde designers enfrentam muitas dificuldades e incertezas no mercado atual,“Confissões de um designer gráfico” foi criado para ajudar profissionais de design a se autoperceber e se valorizar melhor perante o mercado de trabalho, trazendo experiências reais, opiniões de profissionais que atuam na área e reflexões acerca do tema. Para o desenvolvimento deste projeto, adaptou-se a proposta de Dick e Gonçalves (2016), que divide o projeto de publicações digitais em cinco eixos, sendo eles: conceito, conteúdo, funcionalidades, experiência e superfície. Como resultado, tem-se um ebook no formato PDF, desenvolvido para dispositivos mobile, que contém treze entrevistas com profissionais de design que atuam no mercado de trabalho
Resumo (inglês)
With the impacts of the COVID-19 pandemic, digital presence has become essential for businesses, increasing the demand for design services, which also generated problems due to the lack of regulation of the profession. The proliferation of low-quality online courses has devalued the work of designers and increased the precariousness of working conditions. In a scenario where designers face many difficulties and uncertainties in the current market, "Confessions of a graphic designer" was created to help design professionals to self-perceive and value themselves better in the face of the labor market, bringing real experiences, opinions of professionals who work in the area and reflections about the topic. For the development of this project, the proposal of Dick and Gonçalves (2016) was adapted, which divides the project of digital publications into five axes, being: concept, content, functionalities, experience and surface. As a result, there is an ebook in PDF format, developed for mobile devices, that contains thirteen interviews with design professionals who work in the labor market
Descrição
Palavras-chave
Design digital, Ebook, Mercado de trabalho, Desvalorização do design, Devaluation of design, Digital design
Idioma
Português