Logotipo do repositório
 

Publicação:
Theodor Adorno e Hannah Arendt: confluências no campo da filosofia da educação

dc.contributor.authorBueno, Sinésio Ferraz [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-10-01T13:08:32Z
dc.date.available2014-10-01T13:08:32Z
dc.date.issued2013-09-01
dc.description.abstractThe aim of this paper is to analyze the confluences between the thinking of philosophers Theodor Adorno and Hannah Arendt in critiquing totalitarianism and fascism in the post-World War II period. Looking for approximation between the works of both philosophers, the most relevant aspects of this criticism for the philosophy of education will be explicited.en
dc.description.abstractO objetivo deste artigo consiste em analisar a confluência entre o pensamento dos filósofos Theodor Adorno e Hannah Arendt na crítica ao totalitarismo e ao fascismo no período pós-Segunda Guerra Mundial. Procurando aproximar a obra de ambos, serão explicitados em especial os aspectos mais relevantes dessa crítica no campo da filosofia da educação.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.format.extent299-307
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602013000300016
dc.identifier.citationEducar em Revista. Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, n. 49, p. 299-307, 2013.
dc.identifier.doi10.1590/S0104-40602013000300016
dc.identifier.fileS0104-40602013000300016.pdf
dc.identifier.issn0104-4060
dc.identifier.lattes0461413357036740
dc.identifier.scieloS0104-40602013000300016
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/109767
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândia (UFU), Setor de Educação
dc.relation.ispartofEducar em Revista
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectteoria críticapt
dc.subjectfilosofia da educaçãopt
dc.subjectpersonalidade autoritáriapt
dc.subjectfascismopt
dc.subjecttotalitarismopt
dc.subjectcritical theoryen
dc.subjectphilosophy of educationen
dc.subjectauthoritarian personalityen
dc.subjectfascismen
dc.subjecttotalitarianismen
dc.titleTheodor Adorno e Hannah Arendt: confluências no campo da filosofia da educaçãopt
dc.title.alternativeTheodor Adorno and Hannah Arendt: confluences in the field of philosophy of educationen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes0461413357036740
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentFilosofia - FFCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0104-40602013000300016.pdf
Tamanho:
480.77 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format