Publicação: Theodor Adorno e Hannah Arendt: confluências no campo da filosofia da educação
dc.contributor.author | Bueno, Sinésio Ferraz [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2014-10-01T13:08:32Z | |
dc.date.available | 2014-10-01T13:08:32Z | |
dc.date.issued | 2013-09-01 | |
dc.description.abstract | The aim of this paper is to analyze the confluences between the thinking of philosophers Theodor Adorno and Hannah Arendt in critiquing totalitarianism and fascism in the post-World War II period. Looking for approximation between the works of both philosophers, the most relevant aspects of this criticism for the philosophy of education will be explicited. | en |
dc.description.abstract | O objetivo deste artigo consiste em analisar a confluência entre o pensamento dos filósofos Theodor Adorno e Hannah Arendt na crítica ao totalitarismo e ao fascismo no período pós-Segunda Guerra Mundial. Procurando aproximar a obra de ambos, serão explicitados em especial os aspectos mais relevantes dessa crítica no campo da filosofia da educação. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho | |
dc.format.extent | 299-307 | |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602013000300016 | |
dc.identifier.citation | Educar em Revista. Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, n. 49, p. 299-307, 2013. | |
dc.identifier.doi | 10.1590/S0104-40602013000300016 | |
dc.identifier.file | S0104-40602013000300016.pdf | |
dc.identifier.issn | 0104-4060 | |
dc.identifier.lattes | 0461413357036740 | |
dc.identifier.scielo | S0104-40602013000300016 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/109767 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Setor de Educação | |
dc.relation.ispartof | Educar em Revista | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | SciELO | |
dc.subject | teoria crítica | pt |
dc.subject | filosofia da educação | pt |
dc.subject | personalidade autoritária | pt |
dc.subject | fascismo | pt |
dc.subject | totalitarismo | pt |
dc.subject | critical theory | en |
dc.subject | philosophy of education | en |
dc.subject | authoritarian personality | en |
dc.subject | fascism | en |
dc.subject | totalitarianism | en |
dc.title | Theodor Adorno e Hannah Arendt: confluências no campo da filosofia da educação | pt |
dc.title.alternative | Theodor Adorno and Hannah Arendt: confluences in the field of philosophy of education | en |
dc.type | Artigo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 0461413357036740 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília | pt |
unesp.department | Filosofia - FFC | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- S0104-40602013000300016.pdf
- Tamanho:
- 480.77 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format