Logo do repositório
 

Inovações tecnológicas e contexto escolar: reflexões necessárias

dc.contributor.authorCunha, Maira Darido da
dc.contributor.authorBizelli, Jose Luis [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-03-02T13:04:26Z
dc.date.available2016-03-02T13:04:26Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractIn modern society technologies have played an important space exerting influences in different spheres. Today's young people are born immersed in the digital and virtual reality, which has changed the ways of learning, as well as to relate to the world. All this context has intensified the debate on the potential of ICT in education and training means. In this study, we sought to investigate the teachers' vision of ICT in the school environment, how they are being incorporated into the school and the limits and possibilities of the use of ICT in the learning process. Questionnaires were administered to 150 teachers who teach in high school in the state network of São Paulo teaching, but specifically in Piracicaba. Continuing, semi-structured interviews with a group of 8 directors were carried out so that there was a deepening on the issues raised by teachers in the questionnaire. The research brought to light important issues for discussion and referral measures striving to support public policies of integration of ICT in schools. Teachers spoke about the advantages and disadvantages of their use and the process of integration. It was observed that, despite efforts to implementation, there are still problems with infrastructure of schools, teacher training and working conditionsen
dc.description.abstractNa sociedade moderna as tecnologias têm ocupado um espaço importante exercendo influências em diferentes esferas. Os jovens já nascem imersos na realidade digital e virtual, o que altera as formas de aprender, bem como, de se relacionar com o mundo. Assim, intensifica-se o debate sobre as potencialidades das TIC em meios educacionais e formativos. Nesse estudo, buscou-se investigar a visão dos professores acerca do uso de inovações tecnológicas no ambiente escolar: os limites e possibilidades para o processo de aprendizagem. A amostra foi delimitada com 150 professores do Ensino Médio da rede estadual de São Paulo, no município de Piracicaba. Em continuidade, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 8 diretores aprofundando questões levantadas pelos professores no questionário. A pesquisa trouxe à tona aspectos importantes para a discussão e encaminhamento de medidas que busquem auxiliar as políticas públicas de inserção das TIC nas escolas. Os professores elencaram as vantagens e desvantagens do seu uso e seu processo de inserção. Observou-se que, apesar dos esforços para implantação, há problemas com infraestrutura das escolas, formação de professores e condições de trabalho.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Antropologia Política e Filosofia, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara-Jaú, km 1, Campus, CEP 14800901, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Antropologia Política e Filosofia, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara-Jaú, km 1, Campus, CEP 14800901, SP, Brasil
dc.format.extent50-66
dc.identifierhttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7772
dc.identifier.citationRevista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 10, n. 1, p. 50-66, 2015.
dc.identifier.issn1982-5587
dc.identifier.lattes3751287338655685
dc.identifier.lattes1472529642945802
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/135790
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofRevista Ibero-Americana de Estudos em Educação
dc.rights.accessRightsAcesso restritopt
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectICTen
dc.subjectTeachers viewen
dc.subjectPublic policyen
dc.subjectTICpt
dc.subjectVisão dos professorespt
dc.subjectPolíticas públicaspt
dc.titleInovações tecnológicas e contexto escolar: reflexões necessáriaspt
dc.title.alternativeTechnological innovations and school context: reflections requireden
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.author.lattes3751287338655685
unesp.author.lattes1472529642945802
unesp.author.orcid0000-0002-6634-1444[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.departmentAntropologia, Política e Filosofia - FCLARpt

Arquivos