Publicação:
O processo de alfabetização em crianças autistas

dc.contributor.advisorOsti, Andréia [UNESP]
dc.contributor.authorPenteado, Isabela
dc.date.accessioned2023-11-23T12:02:24Z
dc.date.available2023-11-23T12:02:24Z
dc.date.issued2023-11-06
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso buscou analisar os processos de alfabetização para alunos com Transtorno do Espectro Autista(TEA), de forma a compreender aspectos facilitadores desta tarefa, a partir de trabalhos acadêmicos. O objetivo pautou-se em analisar dissertações, teses e artigos sobre os processos de alfabetização e sobre o Transtorno do Espectro Autistas (TEA. Foram trabalhadas algumas questões sociais em que são mostradas algumas dificuldades no âmbito da comunicação e educação e as leis que foram criadas para enfatizar os direitos de pessoas autistas. E por fim iremos refletir sobre o processo da alfabetização e aos poucos aprofundando na questão da alfabetização de autistas mostrando métodos didáticos, que auxiliam no processo de alfabetização , ainda no quesito educação falaremos um pouco sobre a formação do docente e de que forma isso afeta o processo de alfabetização, essas fontes foram identificadas por meio de consultas a bases de dados como a Scientific Electronic Library Online (SciELO), abrangendo publicações relacionadas ao tema.pt
dc.description.abstractThis undergraduate thesis aimed to analyze literacy processes for students with Autism Spectrum Disorder (ASD), aiming to understand facilitative aspects of this task based on academic works. The objective was to examine dissertations, theses, and articles on literacy processes and Autism Spectrum Disorder (ASD). Some social issues were addressed, highlighting difficulties in communication and education, along with laws created to emphasize the rights of autistic individuals. Finally, we will reflect on the literacy process, gradually delving into the issue of literacy for individuals with autism, demonstrating didactic methods that aid in the literacy process. Regarding education, we will also touch upon teacher training and how it affects the literacy process. These sources were identified through searches in databases such as the Scientific Electronic Library Online (SciELO), covering publications related to the topic.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/251429
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectDeficiênciapt
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt
dc.subjectAlfabetizaçãopt
dc.subjectDisabilityen
dc.subjectAutism spectrum disorderen
dc.subjectLiteracyen
dc.titleO processo de alfabetização em crianças autistaspt
dc.title.alternativeThe literacy process of autistic childrenen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.examinationboard.typeBanca pública
unesp.undergraduateRio Claro - IB - Pedagogia

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
penteado_i_tcc_rcla.pdf
Tamanho:
600.98 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.43 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
penteado_i_autorizacao_rcla.pdf
Tamanho:
136.85 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: