Publicação: O ensino do balé clássico: a importância da didática
Carregando...
Arquivos
Data
2021
Autores
Orientador
Azevedo, Maria Antonia Ramos de 

Coorientador
Carrasco, Ligia Bueno Zangali
Pós-graduação
Curso de graduação
Rio Claro - IB - Educação Física
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
O balé clássico é uma dança com diversas metodologias de ensino específicas e instrumentais, tendo uma concepção tradicional marcada pela disciplina e obediência, em que os alunos podem se sentir reprimidos e, por vezes, desmotivados a continuarem. A partir deste fato, partimos do pressuposto que um saber específico sobre a técnica clássica não seria suficiente para o ensino dessa tão bela arte. Este trabalho apresenta, assim, uma reflexão acerca da necessidade da Didática no ensino de balé. Entendemos que, como em todas as situações de ensino e aprendizagem, há a necessidade de o professor de balé desenvolver saberes específicos acerca do “como ensinar” e não apenas “do quê” ensinar. Nosso objetivo geral foi identificar e compreender os conceitos da didática e sua importância para o processo de ensino aprendizagem para a formação de um professor de balé clássico, por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo exploratória e delineamento bibliográfico, buscamos compreender esta importância e discorrer sobre ela a partir de outras pesquisas já realizadas no campo. O resultado desta pesquisa mostrou que a concepção da Pedagogia Tradicional ainda cerca as aulas de balé, e que é necessário repensar a formação formal na dança, visto que para uma melhora no ensino-aprendizagem, a didática e a preocupação em constituir saberes específicos para o ensino de balé são indispensáveis para o professor. Está aí o início de importantes mudanças paradigmáticas na busca pela qualificação dos processos de ensino e aprendizagem também no balé.
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português