Publicação: Ioga na educação infantil: as vozes das crianças
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Rossi, Fernanda 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Educação Física - FC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
This work analyzed the receptiveness of kindergarten children to yoga classes,
we sought to identify feelings and opinions, as well as body perceptions
awakened by experiences. Yoga is characterized as a form of integral education
for children, using the corporeal-sensorial experience lived by the children.
It also contributes to the development of the child, thus developing strength,
flexibility, coordination, balance, body awareness, concentration and
self confidence. The qualitative research was carried out in a kindergarten
municipality of Bauru, in the interior of São Paulo. 27 children of both genders participated.
comprising the age group between two and five years and the teacher responsible for
class.
Resumo (inglês)
Esse trabalho analisou a receptividade das crianças da educação infantil nas aulas de ioga,
buscou-se identificar os sentimentos e opiniões, assim como as percepções corporais
despertadas pelas vivências. A ioga se caracteriza como uma forma de educação integral
para crianças, utilizando-se da experiência corpóreo-sensorial vivenciada pelas crianças.
Também contribui para o desenvolvimento da criança, desenvolvendo assim força,
flexibilidade, coordenação, equilíbrio, consciência corporal, concentração e
autoconfiança. A pesquisa de caráter qualitativa, foi realizada em uma escola infantil
municipal de Bauru, interior de São Paulo. Participaram 27 crianças, de ambos os gêneros,
compreendendo a faixa etária entre dois e cinco anos e a professora responsável pela
turma.
Descrição
Palavras-chave
Ioga, Educação infantil, Educação física, Early childhood education, Physical education
Idioma
Português