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Políticas públicas: um olhar para a educação infantil e seus professores

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Pós-graduação

Curso de graduação

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Tipo

Trabalho apresentado em evento

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

O trabalho desenvolvido tem o objetivo de abordar de forma ampla como esta sendo caracterizada a educação infantil na atual conjuntura, trazendo em questão os fatores como o financiamento da educação infantil, o papel do educador na qualidade da educação e as políticas públicas voltadas a esta faixa etária. Em um percurso histórico podemos constatar a conquista das crianças de 0 a 6 anos de idade ao direito da educação escolarizada, dando principal ênfase a educação de 0 a 3 anos, que vem ganhando reconhecimento como a primeira etapa da educação básica. Quando se refere a educação básica automaticamente se esta vinculado a questão da formação de professores, pesquisas cientificas, elevando desta forma a qualidade da educação. Traçando o mesmo trajeto seu financiamento passa a existir somente com ‘O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação’, demonstrando que as políticas públicas de financiamento estão ainda muito frágeis em relação a faixa etária estudada. Na pesquisa utilizamos de uma abordagem qualitativa e como instrumento a pesquisa bibliográfica e legislação referente a temática. O estudo em questão faz parte da pesquisa “Oferta Educacional nas creches: Arranjos Institucionais entre o Público e o Privado” que se vê sendo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista, Universidade de São Paulo e Pela Universidade de Campinas, sendo financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Descrição

Palavras-chave

Educação infantil, Políticas educacionais, Financiamento

Idioma

Português

Como citar

CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2792-2802

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