Publicação: Políticas públicas: um olhar para a educação infantil e seus professores
dc.contributor.author | Costa, Beatriz Aparecida da [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2016-06-28T17:31:17Z | |
dc.date.available | 2016-06-28T17:31:17Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description.abstract | O trabalho desenvolvido tem o objetivo de abordar de forma ampla como esta sendo caracterizada a educação infantil na atual conjuntura, trazendo em questão os fatores como o financiamento da educação infantil, o papel do educador na qualidade da educação e as políticas públicas voltadas a esta faixa etária. Em um percurso histórico podemos constatar a conquista das crianças de 0 a 6 anos de idade ao direito da educação escolarizada, dando principal ênfase a educação de 0 a 3 anos, que vem ganhando reconhecimento como a primeira etapa da educação básica. Quando se refere a educação básica automaticamente se esta vinculado a questão da formação de professores, pesquisas cientificas, elevando desta forma a qualidade da educação. Traçando o mesmo trajeto seu financiamento passa a existir somente com ‘O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação’, demonstrando que as políticas públicas de financiamento estão ainda muito frágeis em relação a faixa etária estudada. Na pesquisa utilizamos de uma abordagem qualitativa e como instrumento a pesquisa bibliográfica e legislação referente a temática. O estudo em questão faz parte da pesquisa “Oferta Educacional nas creches: Arranjos Institucionais entre o Público e o Privado” que se vê sendo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista, Universidade de São Paulo e Pela Universidade de Campinas, sendo financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. | pt |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências de Rio Claro (IBRC) | |
dc.format.extent | 2792-2802 | |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2792-2802 | |
dc.identifier.file | ISSN2236-9708-2011-2792-2802.pdf | |
dc.identifier.issn | 9708-2011 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/139682 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Educação infantil | pt |
dc.subject | Políticas educacionais | pt |
dc.subject | Financiamento | pt |
dc.title | Políticas públicas: um olhar para a educação infantil e seus professores | pt |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
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