Logotipo do repositório
 

Publicação:
O sublime feminino em Espectros e suas ressonâncias na obra madura de Cecília Meireles

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Santos, Fabiano Rodrigo da Silva

Coorientador

Pós-graduação

Letras - FCLAS 33004048019P1

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso restrito

Resumo

Resumo (português)

A presente tese busca oferecer uma leitura da representação feminina sob orientação do sublime na obra inaugural de Cecília Meireles, Espectros (1919), e em poemas de obras consideradas representativas da fase madura da poeta, a saber, Viagem (1939), Vaga Música (1942), Mar Absoluto e Outros Poemas (1945) e Retrato Natural (1949). Sensível às influências simbolistas, e consequentemente às da tradição romântica, Espectros apresenta poemas que orbitam em torno de figuras femininas míticas, envoltas por uma atmosfera de exotismo e fatalidade e delineadas a partir de convenções sublimes. Daí ser possível depreender na poesia ceciliana um motivo reincidente que aqui convencionamos denominar sublime feminino. Embora ao longo da obra madura de Cecília Meireles o vínculo com o simbolismo tenha sido abrandado, cedendo espaço à experiência cotidiana revestida de pungente humanidade, as marcas do sublime e da tradição a que ele se vincula ainda se fazem sentir nos estágios maduros de sua lírica, ainda que particularizadas. É o que se observa com o motivo do sublime feminino que, nas obras maduras, deixa de revestir figuras exóticas e míticas, mas contamina com seu apelo de mistério experiências comuns e que guardam seus vínculos com as figurações sublimes presentes já em Espectros. A investigação do motivo sublime feminino, a que nos propomos, oferece uma contribuição não apenas à exploração dos pontos que integram a obra madura da poeta à sua obra inaugural, esta, a saber, pouco contemplada pela crítica especializada, mas também atesta a maneira particular com que a poeta, a partir de elementos da tradição romântico-simbolista, delineia sua identidade estética e, nesse processo, problematiza elementos dessa tradição, como é o caso da linguagem do sublime.

Resumo (francês)

Cette thèse de doctorat fait une interprétation de la représentation des femmes sous le signe du sublime dans l’oeuvre initiale de Cecília Meireles, Espectros (1919), et dans des poèmes qui représentent une phase de maturité de la poète: les livres Viagem (1939), Vaga Música (1942), Mar Absoluto e Outros Poemas (1945) et Retrato Natural (1949). Sensible aux influences symbolistes et, par conséquent, romantiques, Espectros présente des poèmes qui gravitent autour des figures féminines mythiques, enveloppées par une atmosphère d’exotisme et fatalité et conçues à partir des conventions du sublime. Donc il est possible d’observer dans la poésie de Cecília un motif persistant, ici nomé le sublime féminin. Bien que tout au long de l’oeuvre plus mature de Cecília Meireles la liason avec le symbolisme ait diminué et a donné lieu à l’expérience quotidienne recouverte d’une humanité poignante, les marques du sublime et de la tradition à laquelle il est attaché sont encore présentes dans les moments plus matures de sa poésie, quoiqu'elles soient particularisées. Cela peut être observé dans le motif du sublime féminin qui, dans les oeuvres postérieures, n’est plus autour des figures exotiques et mythiques, mais donne son appel de mystère aux expériences communes, en conservant ses liens avec les figures sublimes d’Espectros. L’étude du sublime féminin proposée ici offre une contribution à la recherche des eléments de l’oeuvre plus mature de la poète présents dans son oeuvre initiale, peu prise en compte par la critique spécialisé, en plus de démontrer la façon particulière dont la poète, à partir d’éléments de la tratidion romantique-symboliste, en même temps que délimite son identité esthétique, problématise des aspects de cette tradition, comme c’est le cas du langage du sublime.

Descrição

Palavras-chave

O Sublime, Modernité, Motivos Poéticos, Poesia Brasileira - Séc. XX, Lírica - Séc. XX, Meireles, Cecília, 1901-1964 - Crítica e interpretação, Motifs Poétiques, Poésie Brésilienne, Lyrisme du XXème siècle

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação