Assis - FCLAS - Faculdade de Ciências e Letras

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  • ItemTese de doutorado
    Fitotoxicidade de substâncias naturais e sintéticas inspiradas em moléculas naturais para a descoberta de novos herbicidas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-04-11) Pinto, Graciele Fernanda de Souza ; Kolb, Rosana Marta
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  • ItemTese de doutorado
    Raciocínio moral de autores de violência doméstica contra as mulheres
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-04-10) Luã Carlos Valle Dantas ; Rita Melissa Lepre
    A presente tese é fruto de uma pesquisa, um estudo de caso, cujo objetivo foi investigar o raciocínio moral dos autores de violência doméstica contra a mulher. Tendo em vista sua atuação em campo junto aos homens acusados ou condenados por violência doméstica contra a mulher, com base nas observações do pesquisador, surgiu a hipótese de que, se avaliados através da Moral Judgment Interview, uma entrevista semiestruturada elaborada por Kohlberg que tem como objetivo a avaliação do juízo moral, provavelmente, os autores de violência doméstica atingiriam o segundo nível de desenvolvimento moral convencional proposto por Kohlberg (1984), em seu primeiro estágio, o de “bom moço” (bom garoto ou bom menino). Os resultados revelaram uma diversidade de perfis entre os agressores, indicando que a violência doméstica transcende categorias étnicas, sociais e econômicas. Embora não tenha sido possível estabelecer correlações diretas entre todas as variáveis investigadas, observou-se uma associação significativa entre o consumo de álcool e a incidência de violência doméstica. A análise dos resultados MJI corroborou a hipótese. Além disso, a pesquisa destacou a complexidade dos relacionamentos emocionais envolvidos na violência doméstica, com todos os agressores mantendo algum tipo de vínculo emocional com a vítima no momento dos incidentes. A análise também revelou uma ampla faixa etária entre os agressores, ressaltando a diversidade de perfis presentes nesse contexto. A tese traz reflexões sobre a importância da educação em valores morais na prevenção da violência doméstica e sugestões para estratégias de intervenção mais eficazes. Destaca-se ainda a necessidade de pesquisas adicionais para aprofundar a compreensão desse fenômeno complexo e desenvolver abordagens mais abrangentes e baseadas em evidências para enfrentar esse grave problema social.
  • ItemTese de doutorado
    Extração de fucoidano a partir de extração assistida por ultrassom e ácido cítrico de algas pardas Sargassum cymosum C. Agardh: caracterização química e estrutural com aplicação na produção de hidrogéis visando impressão 3D
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 0024-04-08) Nunes, Natalie Stephanie Sawada ; Branco, Ivanise Guilherme
    O fucoidano é um heteropolissacarídeo sulfatado prevalente em algas pardas, que exibe atividade biológica e antioxidante. A primeira etapa do estudo otimizou as condições de extração assistida por ultrassom (EAU), utilizando o delineamento experimental Box-Behnken (BBD), a fim de maximizar o rendimento do fucoidano extraído da alga Sargassum cymosum C. Agardh. Foi avaliada a influência da razão solvente/biomassa, tempo e potência ultrassônica sobre o rendimento de fucoidano. Os resultados mostraram que a potência ultrassônica exerceu o maior efeito no aumento do rendimento (17,12%±0,24). A caracterização do material obtido foi por análises químicas (sulfato, fucose, carboidratos, proteína e polifenóis) e estruturais (composição de monossacarídeos, espectroscopia no Infravermelho na região média (MIR-ATR) ressonância magnética nuclear (1H NMR) e massa molecular). A atividade antioxidante foi investigada através dos ensaios FRAP, ABTS e DPPH. O fucoidano extraído na condição otimizada exibiu baixa massa molecular (8 kDa) e, em sua estrutura, presença de fucose, sulfato e outros monossacarídeos, confirmado pelos espectros MIR-ATR e 1H NMR. O material extraído apresentou atividade antioxidante para o ensaio com ABTS (22,1±0,005 µmol TE g-1) e baixa atividade antioxidante para FRAP (0,86±0,004 mg TE g-1) e DPPH (3,4 mmol TE / 100 g-1). A partir dos resultados obtidos conclui-se que a otimização do rendimento foi eficiente. Na segunda etapa, hidrogéis foram formulados contendo o fucoidano (FU) extraído da alga parda, ágar (AG) e alginato de sódio (SA) comerciais, através da gelificação térmica visando impressão 3D. Foram elaboradas três formulações, com as seguintes concentrações: 1%FU 1%AG 3%SA, 1%FU 2%AG 2%SA e 1%FU 3%AG 1%SA. A caracterização das matrizes poliméricas foi através de análises físicas (potencial zeta, diâmetro da partícula, índice de polidispersão (PDI)), química (pH) e estruturais (reologia, MIR-ATR e MEV). Além disso, foram caracterizadas por aparência visual, printabilidade (precisão de deposição (DA) e taxa de espalhamento (SR)) e textura. A formulação 1%FU 2%AG 2%SA se destacou pelos bons resultados de potencial zeta (-25.5±2.47 mV), diâmetro da partícula (3,703±22.62 µm) e PDI (0.483±0.11). As análises reológicas das formulações revelaram comportamento pseudoplástico (n<1), com diferenças nas temperaturas de gelificação. A melhor taxa de recuperação (79,6%) foi obtida pela formulação 1%FU 2%AG 2%SA. A varredura de amplitude evidenciou maior força do gel com 3% de ágar e a varredura de frequência demonstrou a estabilidade das formulações. O MIR-ATR evidenciou melhores interações repulsivas entre cadeias carboxilas, sulfato e radical hidroxila dos polissacarídeos, na formulação 1%FU 2%AG 2%SA. A microscopia das formulações mostrou aspecto morfológico no formato de lâminas com maior formação de poros nas maiores concentrações de ágar ou alginato de sódio. A melhor printabilidade foi alcançada pela formulação 1%FU 2%AG e 2%SA (DA e SR próximos de 1), com diâmetro de agulha de 1,2 mm e 10 mm/s de velocidade de impressão. Os cubos impressos com parâmetros citados acima exibiram ótima precisão de impressão (99,66%±0,05), estabilidade estrutural após 1 hora de impressão (99%±0,05) e textura macia. Em síntese, este estudo apresenta a caracterização e aplicação do fucoidano, extraído da espécie Sargassum, na impressão 3D. Essa inovação abre novas possibilidades para a utilização do fucoidano nos setores alimentício, nutricional, biomédico, entre outros.
  • ItemTese de doutorado
    As famílias de venezuelanos que migram com filhos: transpondo fronteiras e barreiras
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-21) Motta, Carolina Caires ; Okamoto, Mary Yoko
    Considerando-se a crise de ordem econômica, política e social que atinge a Venezuela, o deslocamento em busca de melhores condições de vida é uma das oportunidades vislumbradas por milhares de indivíduos em busca de possibilidades de mudanças diante da crise que se instalou naquele país. Entretanto, a condição de mobilidade forçada pode ter efeitos a nível psíquico, principalmente quando ocorre de maneira repentina, uma vez que a diferença cultural produz efeitos decorrentes da perda dessas referências. O objetivo deste trabalho foi analisar as implicações da migração nas famílias de venezuelanos que migraram com filhos. Ademais, pretendemos compreender as repercussões psíquicas e familiares do processo migratório forçado; analisar a reorganização familiar em torno da educação dos filhos que migraram com seus pais e vivenciaram as mudanças ocasionadas nesse processo e, por fim, investigar como os pais reconhecem o processo de inserção ao novo país e cultura que ocorre com a família, considerando seus filhos, nesse processo. Para tanto, a pesquisa se pautou na realização da escuta de famílias de venezuelanos, fundamentado nos pressupostos da Psicanálise de Casal e Família. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com entrevistas semi-dirigidas com três famílias de venezuelanos que possuíam pelo menos um filho, que tivessem migrado há no mínimo um e no máximo três anos e que possuíssem o caráter involuntário da migração. Diante dessas considerações, nos debruçamos sobre a análise de caso de cada família, considerando o percurso de cada grupo familiar. Para tanto, a discussão se pautou em três eixos norteadores que foram definidos, a partir do material coletado e que se constituíram em: motivo da migração; chegada ao Brasil e permanência e reorganização. A partir do material obtido, concluímos que a experiência migratória deixa marcas indeléveis nos vínculos intersubjetivos, sobretudo nestes casos marcados por uma busca de reconfiguração de projetos e ideais familiares em torno de um contexto com recursos que favoreça o desenvolvimento dos filhos. Essas vivências traumáticas comprometem a herança psíquica familiar, pois interfere na estabilidade dos vínculos, no entanto, o contrato narcísico no qual os pais podem garantir os investimentos libidinais na prole despontou como um aspecto fundamental em famílias que migram com seus filhos. Com isso, diante da desmalhagem dos laços dessas famílias provocados pelo processo migratório, a reconfiguração dos ideais e projetos da família configurou como um aspecto fundamental e como garantia de sucesso da decisão pela migração.
  • ItemTese de doutorado
    Suicídio: Uma questão de Saúde Pública no Brasil?
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-13) Santos, Ana Vitória Salimon Carlos dos ; Correa, Mariele Rodrigues
    O suicídio é afirmado pela Organização Mundial de Saúde, pelo Ministério da Saúde e pela literatura técnico-científica como um fenômeno complexo, multideterminado e uma questão de Saúde Pública. O Brasil, apesar de não apresentar uma taxa alta de mortalidade por suicídio, sendo um país muito populoso, figura como um dos 10 países no qual mais mortes por suicídio ocorrem no mundo. Em 2006, foi o primeiro país da América Latina a definir estratégias de prevenção do suicídio. Em 2017, o Ministério da Saúde lançou uma agenda estratégica para prevenção do suicídio e, em 2019, foi promulgada uma lei que define a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio (PNPAS). O presente trabalho objetiva analisar a instituição da atenção ao suicídio como política pública. Trata-se de um estudo documental, qualitativo, com delineamento exploratório descritivo. Utilizou-se como método de pesquisa a análise de conteúdo de Bardin e como referenciais teóricos estudos da Psicologia Social, da Saúde Coletiva e da Suicidologia, compatíveis com o materialismo dialético. Foram submetidos à análise documentos referentes à condução de ações direcionadas a questão do suicídio, prioritariamente leis, normas e documentos orientadores. Foram identificados alguns dos atores sociais envolvidos e sistematizados cronologicamente ações, práticas e marcos relacionados à atenção ao suicídio no Brasil, identificando também narrativas que embasam as intervenções que vêm sendo adotadas pelo estado brasileiro. Conclui-se que paradigmas e interesses diversos sustentam as ações, não tendo ainda o Brasil efetivado organizadamente estratégias de prevenção do suicídio em um plano nacional, apesar do conhecimento construído e de orientadores para tal. O suicídio como questão de Saúde Pública se estabelece como discurso tanto nas narrativas que circulam entre o senso comum e textos técnico-científicos, quanto nos documentos oficiais brasileiros, porém, não houve projeto de Estado para preservação e promoção de vida, apesar de todas as iniciativas e ações que foram se estabelecendo por alguns estados, municípios, universidades e organizações não governamentais, vários embasados nas diretrizes nacionais de prevenção do suicídio de 2006.
  • ItemTese de doutorado
    Diálogos interdisciplinares: a relação entre história e psicanálise nas obras de Peter Gay
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-01-29) Lino, Raphael Cesar ; Cardoso Júnior, Hélio Rebello
    Resumo: Nesta tese busco trabalhar com o diálogo interdisciplinar entre história e psicanálise por meio do trabalho específico do historiador naturalizado estadunidense, Peter Gay (1923-2015), tomando como objeto de análise a coleção A experiência burguesa – da Rainha Vitória à Freud, publicadas no Brasil entre 1989 e 2001. A relação entre os dois campos do saber é discutida a partir de um debate teórico sobre a interdisciplinaridade compreendida como parte do desenvolvimento das ciências de um modo geral, apontando para a especificidade deste movimento na história. Com efeito, exploro sobretudo o contato da psicanálise em diferentes contextos historiográficos, em especial europeu e anglo-saxão. Em seguida, busco dar à luz ao método de trabalho desenvolvido por Peter Gay entre os anos 1950 e 1980, num período de intensas pesquisas e publicações, dentro do qual defendo a existência de uma reflexão epistemológica que caminhou no desenvolvimento de uma teoria da história conduzida pela psicanálise. A psicanálise é então apropriada pelo autor como uma visão interpretativa de mundo, que pode elucidar e responder questões relativas ao conhecimento histórico, direcionada a uma psicologia da experiência humana no tempo. Em paralelo, observo que há no trabalho freudiano uma concepção de filosofia da história que define uma visão particular do psicanalista vienense em relação à história. Com esse panorama em mãos, analiso a coleção supracitada considerando-a nesta dupla interseccionalidade, dentro de uma concepção teleológica de história, que observa a experiência humana num contexto social, das classes médias, cronologicamente determinado, século XIX e início do século XX.
  • ItemTese de doutorado
    Entre estátuas, estradas e estruturas, o (extra)ordinário: a universalização da cultura popular em A cabeça do santo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-01-29) Bezerra, Viviane Santos ; Betella, Gabriela Kvacek
    O romance A cabeça do santo (2014), da escritora brasileira Socorro Acioli tem sido associado a correntes literárias que tiveram seu auge no século 20: o realismo mágico, presente principalmente em obras hispano-americanas; e o regionalismo brasileiro. A concepção deste trabalho decorre da observação deste fenômeno na fortuna crítica da autora, considerando, porém, que os conceitos destas correntes foram criados para tratar de obras do século 20, por isso, vimos a necessidade de averiguar as implicações de seus deslocamentos para tratar de uma obra contemporânea. Diante disso, esta pesquisa busca verificar o quanto a utilização destes conceitos se torna útil para compreender o romance de Acioli, abordando seu percurso desde o processo criativo até análise do romance e sua relevância no cenário da literatura brasileira contemporânea, com vistas a destacar a partir da trama do romance a contribuição da cultura e religiosidade popular para a formação de uma nação, incitando a busca pelas origens de um Brasil profundo
  • ItemTese de doutorado
    I libri degli altri (2022): a influência de Italo Calvino na formação literária do século XX. O serviço editorial na Casa de Giulio Einaudi
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-08-04) Camargo, Juliane Luzia ; Andrade, Cátia Inês Negrão Berlini de ; Francavilla, Roberto
    O principal objetivo desta tese é comprovar a influência de Italo Calvino (1923-1985) na formação do cenário literário italiano do segundo pós-guerra, pois foi por meio de leituras e correções de manuscritos que ele contribuiu para a elaboração dos catálogos da editora de Giulio Einaudi (1912-1999), um dos principais editores italianos do Novecento. Apesar de ser (re)conhecido e citado mundialmente por seus livros de literatura e de crítica literária, o intelectual atuou também em diferentes áreas editoriais, fato ainda pouco discutido no Brasil. Italo Calvino que, em um primeiro momento, foi vendedor itinerante pela Einaudi, trabalhando na comercialização de textos, como enciclopédias, por exemplo, passou a exercer, dentro da editora, várias atividades ao longo dos anos. Foi na “escola das invenções”, uma das mais expressivas casas editoriais da Itália no século passado (também no que se refere à sua posição contrária ao fascismo), que Calvino atuou também como promotor cultural, redator, editor e crítico. E como crítico, ele não só escreveu obras de grande relevância para os estudos sobre literatura, como Una pietra sopra (1980), Collezione di sabbia (1984) e Lezione americane (1988), mas teceu julgamentos editoriais sobre os mais diversos manuscritos lidos ao longo de sua carreira. Ao dialogar com escritores iniciantes ou já renomados, jornalistas e editores, Italo Calvino fez observações, corrigiu e analisou criticamente as produções em seus mais variados níveis (linguístico, temático, narrativo). Para melhor compreender essa outra face de sua crítica, nos comprometemos, ao longo desta tese, em compartilhar e analisar algumas das cartas editoriais do próprio escritor italiano que estão contidas no livro I libri degli altri. Lettere 1947-1981 (2022). As considerações sobre a importância desta escrita epistolar, como parte fundamental de seu serviço editorial, até mesmo no que se refere à sua participação direta no processo de elaboração dos “livros dos outros”, terão como base as obras de CADIOLI (2017), FERRERO (2016), SALLES (2000), CHARTIER (2014) e GENETTE (2009). Assim como a editora de Giulio Einaudi, reconhecida por suas tão famosas séries e revistas, Italo Calvino lutou pela democratização da leitura e trabalhou incansavelmente em favor da publicação de textos capazes de contribuir para a educação de leitores mais críticos e conscientes. O intuito de Calvino era deixar algo de útil para as próximas gerações e foi trabalhando pela editora Einaudi que sua presença se eternizou até mesmo na constituição de seus catálogos literários.
  • ItemTese de doutorado
    Forma literária e vida social na narrativa fantástica brasileira do século XIX: uma investigação à margem do cânone
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-08-04) Silva, Frederico Santiago da ; Pereira, Marcio Roberto
    Esta tese se debruça sobre o problema da literatura fantástica brasileira do século XIX, concentrando-se especificamente no conto. A partir de um corpus selecionado, a abordagem de análise consiste em relacionar os procedimentos internos das narrativas com os aspectos da vida social que é plasmada na composição dos textos. Para esse fim, o método de leitura está embasado num conceito de fantástico resultante da combinação das principais discussões acerca desse fenômeno literário, que giram em torno das elaborações teóricas de Tzvetan Todorov, Irène Bessière, Remo Ceserani e David Roas. Partindo da percepção de que existe uma carência de trabalhos sistemáticos a respeito da narrativa fantástica brasileira nos estudos literários, essa abordagem pretendeu, portanto, delinear o desenvolvimento do conto fantástico oitocentista a fim de fornecer subsídios para uma compreensão mais ampla dos procedimentos narrativos ficcionais em sua relação com o imaginário brasileiro acerca da realidade que se constrói no século XIX. Como resultado da pesquisa, observou-se que o conto fantástico brasileiro oitocentista pode ser compreendido de uma perspectiva que permite reconhecer a existência de duas modalidades, que descrevemos ao longo da tese. A diferença entre essas duas modalidades se configura a partir de sua relação com a concepção da realidade e, por consequência disso, resulta em duas formas distintas de mimese.
  • ItemTese de doutorado
    O sofrimento psíquico e a psicoterapia no desenvolvimento de estudantes pertencentes ao programa de permanência estudantil da Unesp
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-30) Carvalho, Natália Hernandes ; Vasconcelos, Mário Sérgio ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente pesquisa tem por objetivo investigar o sofrimento psíquico de estudantes pertencentes ao programa de permanência estudantil, que se encontram em processo psicoterápico e a relação que constroem entre o processo psicoterápico e o seu desenvolvimento no contexto acadêmico. Para atingir os objetivos propostos, foi realizado um estudo de caráter qualitativo com as seguintes etapas e procedimentos: seleção dos participantes; aplicação de questionário sobre perfil socioeconômico, questões de saúde e escolares; aplicação do instrumento QVAr; relato autobiográfico e análise de relatos de sessão por meio de narrativa transferencial sobre o sofrimento psíquico e o desenvolvimento acadêmico. Os dados foram coletados com seis estudantes que fazem parte do programa de permanência estudantil de uma unidade universitária da Unesp. Os dados foram analisados tomando-se por referência a psicologia analítica de Carl G. Jung e os pressupostos da clínica social. A análise preliminar dos dados revelou o perfil de aluno do programa de permanência estudantil com alta vulnerabilidade socioeconômica, dificuldades de aprendizagem decorrentes da baixa qualidade do ensino público, agravo do sofrimento psíquico diante da relação com as exigências acadêmicas universitárias, desconhecimento sobre a interrelação entre os fatores econômicos, sociais, pessoais e pedagógicos com seu baixo desempenho acadêmico, alto nível de cobrança consigo mesmo e escassa vida social. Notas baixas e reprovas em disciplinas são fortes gatilhos para fragilizar ou agravar o estado de saúde mental do estudante e prejudicar seu processo de adaptação na universidade. Há estudantes que não ingressam com dificuldades de ordem psíquica, mas que podem desenvolvê-las ao se depararem com as exigências pedagógicas. Verificou-se, também, que estudantes psiquicamente adoecidos não contam com ajuda necessária da instituição para lidar com essas exigências e não têm condições de equidade com alunos de histórico escolar no ensino privado. Foi possível concluir que o acompanhamento psicoterápico pôde promover apoio, autoconhecimento, conscientização crítica e acolhedora sobre as condições de vida dos estudantes. O desenvolvimento desses novos aparatos conduz o estudante ao fortalecimento psíquico, à organização dos estudos, à confiança para enfrentar as dificuldades acadêmicas, ao desenvolvimento e à conclusão de sua formação acadêmica. Constatou-se, também, a ausência de programas de apoio pedagógico para auxiliar nas dificuldades de ensino dos estudantes, bem como a falta de infraestrutura na instituição para oferecer atividades sociais (artísticas e culturais), em prol do desenvolvimento das potencialidades e singularidades do aluno.
  • ItemTese de doutorado
    Xavier de Carvalho: correspondente parisiense do matutino O País (Rio de Janeiro, 1909-1919)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-05-10) Brandão, Jaqueline de Oliveira ; Simões Junior, Alvaro Santos ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A imprensa brasileira constitui um terreno fecundo para o estudo das transferências culturais entre Brasil e França, especialmente no período em que não apenas ela se encontrava em processo de formação, mas a própria nação estava em vias de consolidação de sua identidade. Dentre o vasto conjunto de bens inéditos propagados através das transferências culturais desse momento, o destaque foi dado para aqueles que foram veiculados pela imprensa carioca, mais especificamente através da coluna “Cartas de Paris”, do jornal O País, escrita pelo correspondente estrangeiro, José Xavier de Carvalho Júnior (1861-1919), no intervalo de 1909 a 1919. Em função disso, a intenção é comprovar que o lisboeta Xavier de Carvalho pode ser considerado um agente das transferências culturais e portanto um mediador cultural (passeurs culturel), tendo em vista que desempenhou um papel significativo na divulgação da cultura europeia, fundamentalmente no que tange a literatura, sobretudo a francesa, não apenas no Brasil, como também em seu país de origem, contribuindo até mesmo para a circularidade das transferências culturais ao disseminar a cultura brasileira na Europa. Tudo isso em um momento de efervescência não somente nas artes, mas em todos os âmbitos de um período, conhecido como a Belle Époque, que semeava largamente seus frutos, experimentados inclusive por aqui. Naquele tempo verificava-se o advento da vanguarda futurista europeia, fato que coincide com os prenúncios do Modernismo brasileiro. Por outro lado, o nacionalismo exacerbado vigorava, culminando em um dos períodos de maior tensão da humanidade: a I Guerra Mundial. Dessa forma, a ênfase dada ao engajamento de Xavier de Carvalho, em sua função social no exercício da profissão de correspondente internacional, foi capaz de desvendar a sua contribuição às nações que tiveram a oportunidade de se apropriar desses bens culturais, aclimatando-os aos próprios contextos e, por isso, tornando-os legítimos e originais através de um autêntico processo de mestiçagem. Por intermédio da atividade profissional realizada por Xavier de Carvalho na imprensa, foi possível explorar o papel de correspondentes internacionais e traçar um panorama de tal ofício diretamente de Paris em outros jornais brasileiros contemporâneos ao País e ainda examinar o gênero adotado pelos correspondentes no exercício de sua profissão, portanto, a crônica jornalística. Ainda que o trabalho de Xavier de Carvalho caracterize-se pela visada dos bastidores, é possível identificar o seu engajamento em inúmeros temas que, por sua vez, são capazes de demonstrar a sua função social como um mediador cultural, bem como promover a latinidade, colaborar para a causa feminista, denunciar as desventuras da classe burguesa, realizar propagandas de guerra em prol da França, se posicionar em relação à guerra ideológica e expor a decadência moral do ilustre brasileiro, Oliveira Lima, aos olhos dos aliados no período de guerra. O jornal O País também é apresentado em algumas de suas principais singularidades, inclusive em relação ao seu posicionamento perante a guerra. A partir dos dez últimos anos de contribuição de Xavier de Carvalho para o jornal O País, foi construída uma ficha de indexação, que encontra-se em apêndice, composta pelas edições que traziam as colaborações do correspondente acerca dos temas relacionados à cultura e à literatura, de forma resumida. Tendo O País como suporte, também foram redigidas, com a ortografia atualizada, algumas amostras de crônicas que compõem as “Cartas de Paris”, a título de exemplificação, que acham-se em anexo.
  • ItemTese de doutorado
    Um monumento historiográfico: a construção de cânones e memórias disciplinares para a história das mulheres e das relações de gênero no Brasil (1987-2012)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-24) Ribeiro Junior, Benedito Inácio ; Cardoso Junior, Hélio Rebello ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta tese tem como preocupação principal a compreensão de alguns elementos que fizeram parte da constituição do campo de conhecimento histórico brasileiro comumente denominado História das Mulheres e das Relações de Gênero. Para isso, alguns caminhos e recortes foram escolhidos. Partindo das preocupações da História da Historiografia, a pesquisa questionou como foram construídas memórias disciplinares e de que maneira foram conformados alguns cânones historiográficos para a historiografia brasileira dedicada ao estudo das mulheres e das relações de gênero. Com tais questões em vista, elegeram-se como fontes de pesquisa alguns textos publicados por historiadoras brasileiras que praticaram, desde suas diferentes instituições e orientações teóricas, História das Mulheres e/ou das Relações de Gênero. Tais textos, em sua maioria balanços historiográficos ou reflexões teóricas e conceituais, publicados entre os anos de 1987 e 2012, narraram, de alguma forma, passados diferentes para o referido campo no Brasil. Ao analisar e descrever tais narrativas, a tese pôde identificar a emissão de três enunciados diferentes sobre a origem, sobre o que seria ou o que deveria ser o campo: o primeiro afirmava que a História das Mulheres e das Relações de Gênero no Brasil teria se originado da História da Família e da Demografia histórica; o segundo defendia que o campo teria emergido da História das Mulheres tal qual praticada pela História Social; e, por fim, o terceiro argumentava que o mesmo campo teria nascido de uma historiografia do trabalho realizada, na maior parte das vezes, pelas cientistas sociais. Os três enunciados, nesse sentido, construíram memórias disciplinares divergentes e elegeram diferentes cânones e marcos fundadores para a história que narravam sobre a constituição do campo, informando disputas teóricas, conceituais, institucionais e políticas no interior da historiografia brasileira profissional e acadêmica entre os anos 1980 e as primeiras décadas do século XXI. Escrevendo esses textos, construindo essas memórias disciplinares e tais cânones historiográficos, as historiadoras brasileiras levantaram mais que referências, discussões, historiadoras e obras; elas ergueram, também, um monumento que, hoje, parece bem acabado: a área específica, o campo ou a subdisciplina História das Mulheres e das Relações de Gênero no Brasil. Procura-se, nesta tese, descrever esse monumento.
  • ItemTese de doutorado
    Política e lesbianidades: as construções de um corpo lésbico em experiências com o ativismo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-04-06) Fébole, Daniele da Silva ; Souza, Leonardo Lemos de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Neste trabalho, buscou-se compreender a produção de um corpo lésbico a partir da experiência com o ativismo político, observando os desdobramentos produzidos na relação de mulheres lésbicas com a experiência da lesbianidade. Para isso, entrevistamos cinco mulheres que se autoidentificam como lésbicas e que têm alguma experiência com o ativismo. Enviamos o convite para a entrevista a 25 mulheres, que participaram de um evento on-line de discussão sobre lesbianidade e bissexualidade, e quatro aceitaram ser entrevistadas. Ademais, também convidamos outras pessoas a partir de indicações. A construção da estrutura teórica do texto se organiza da seguinte forma: na sessão “Corpo e poder”, estão algumas discussões a respeito da construção do corpo em seu entrelaçamento com a sexualidade durante a história, propondo um diálogo com os movimentos feministas e lesbianos. Na sessão “Movimentos sociais e populares: aproximações”, buscou-se localizar a dimensão política do estudo, que se pauta na compreensão de que o fazer político é cotidiano e se dá, sobretudo, pela resistência à produção de injustiças sociais, bem como pela lógica de que o conflito faz parte da dinâmica social que produz modos de vida. A partir das entrevistas e compreendendo a linguagem como produção social, elaboramos eixos de análise que dizem sobre a relação entre lesbianidade e política a partir da visibilidade da lesbianidade, em que compreendemos que tornar visível uma expressão de sexualidade não hegemônica produz potência de transformação social, bem como oferece um espaço de pertencimento para as lesbianas; produção de sentidos sobre a experiência com a lesbianidade, em que a construção cotidiana da experiência com ela oferece produção de sentidos sobre si e sobre o mundo; o compartilhamento de experiências com a lesbianidade, a partir da identificação, é possível encontrar lugares seguros, bem como produzir lugares seguros de existência; e a produção de lutas coletivas, como estratégia de luta política que produz resistência e transformação social a partir de um confronto conjunto à heteronormatividade. Por fim, compreendemos que a construção da lesbianidade e de um corpo lésbico é político e produz política ao propor o enfrentamento às estruturas violentas sociais, reinventando possibilidades de existência e de alianças coletivas. Além de denunciar violências, podemos e precisamos encontrar alternativas de sobrevivência/existência que nos ajudem a esperançar e produzir novos mundos, pois, se acreditamos que é preciso transformá-lo, também precisamos nos transformar e transformar as nossas ferramentas.
  • ItemTese de doutorado
    Guerra civil: debate entre liberdade e segurança nos quadrinhos de super-heróis (2006-2007)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-04) Nachtigall, Lucas Suzigan ; Bortolotti, Ricardo Gião ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta tese estuda os quadrinhos após o atentado terrorista do 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos, e a mudança gradual ocorrida em suas perspectivas após essa data. Utiliza como fonte central os quadrinhos da saga “Guerra Civil”, da editora Marvel, lançada entre 2006 e 2007. Nela, após um trágico acidente provocado por um inconsequente grupo de super-heróis, que causou a morte de centenas de pessoas, o Congresso aprovou uma lei obrigando que todos os super-heróis em território americano se registrassem junto ao governo. Essa lei motivou grande revolta entre os heróis, que entraram em conflito questionando sua legitimidade.A pesquisa concentrou-se nessa saga, estendendo o recorte, ainda que superficialmente, para outros quadrinhos, com a intenção de observar mudanças estruturais, narrativas e metanarrativas dos quadrinhos ocorridas após o 11 de setembro. Assim, ela objetiva ampliar os estudos sobre a temática, propondo metodologias mais adequadas para o trabalho com quadrinhos na historiografia e, ao mesmo tempo, discutir as reformulações estruturais que o gênero de quadrinhos de super-heróis vem passando desde 2001.
  • ItemTese de doutorado
    A dupla analítica em foco: as transformações do lugar da contratransferência na psicanálise a partir do uso do conceito de identificação projetiva.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-17) Polizeli, Caroline ; Abrão, Jorge Luís Ferreira ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O conceito de Contratransferência, primordialmente entendido como um entrave ao processo analítico, passou por reformulações importantes ao longo da história da Psicanálise, de modo a alcançar, na contemporaneidade, uma prioridade no processo analítico. Tal transformação foi fomentada, em especial, pela necessidade de ferramentas clínicas que possibilitassem o atendimento a pacientes fora do campo da neurose, cuja sintomatologia carecia de ferramentas técnicas para além da Associação Livre. Ao ter em vista a necessidade de ampliação técnica, a sonda teórica também se expandiu, contando com a leitura de autores de diversos lugares do mundo. Por isso, o nosso objetivo, no presente trabalho, foi compreender algumas das transformações do conceito de Contratransferência por meio da interlocução com o mecanismo de Identificação Projetiva, desenvolvido por autores pós-kleinianos, como uma forma de comunicação inconsciente. Pudemos observar que, desde Freud, há uma preocupação ascendente com a relação analítica e a possibilidade da comunicação para além das palavras, o que parece ganhar contornos metapsicológicos, a partir da releitura do conceito de Identificação Projetiva não apenas como uma fantasia de intrusão, mas também como uma possibilidade de comunicação inconsciente vivida entre a dupla. Assim, o fenômeno da Contratransferência, com os germes de uma comunicação inconsciente na análise, é complexado dentro desse contexto e ganha proporções cada vez maiores, chegando à radicalidade do Enactment, de Cassorla, e do Terceiro Analítico, de Thomas Ogden. Para abordar tais desdobramentos, utilizamo-nos da metodologia bibliográfica sob um referencial historiográfico.
  • ItemTese de doutorado
    Descontinuidade e transformação em Michel Foucault: temporalidade, espacialidade, história
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-03) Silva, Tiago Viotto da ; Cardoso Júnior, Hélio Rebello ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta tese propõe uma reflexão acerca da concepção de história de Michel Foucault pelo prisma da descontinuidade. Argumenta-se que as múltiplas variáveis possíveis de serem hauridas por meio de um cotejo dessa noção, em suas consequências epistemológicas, éticas, estéticas e políticas, não somente dão ensejo às diferentes linhas de forças que constituem uma filosofia da história imanente à trajetória intelectual de Foucault como também permitem compreender sua prática de leitura e escrita da história como invariavelmente congeminadas à dinâmica de seu pensamento. Mais do que aspirar a uma abordagem absoluta e definitiva, tal iniciativa visa, por um lado, fazer com que o pensamento de Foucault ressoe com temas importantes para o campo da Teoria e Filosofia da História, tais como a temporalidade e a espacialidade históricas, e, por outro lado, arriscar uma interpretação localizada e alinhada às vicissitudes de nosso presente.
  • ItemTese de doutorado
    Fenomenologia e Logoterapia: análise do conceito de hiper-reflexividade
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-09) Ferreira, Flávia Neves ; Verissimo, Danilo Saretta ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O caráter temático desta tese envolveu o exame conceitual das manifestações da hiperreflexividade, tendo como norte, essencialmente, as teorias de Thomas Fuchs e Viktor Frankl, orientadas para o campo da psicopatologia e da psicoterapia. O cenário descritivo foi empreendido pela composição de quatro capítulos que buscaram enredar, de início, uma contextualização histórica das epistemologias, em seguida, as seções apresentaram algumas definições de termos importantes ao nosso objeto de estudo e, então, foi finalizado com a reflexão da prática clínica psicoterápica. O âmbito da Psicopatologia Fenomenológica contemporânea relaciona os fenômenos psicopatológico às estruturas básicas da consciência, tais como: a autoconsciência ou self (ipseidade), a corporeidade (embodiement), a espacialidade, a temporalidade, a intencionalidade e a intersubjetividade. Nesse horizonte, demos destaque a teoria ecológica de Thomas Fuchs que compreende a hiper-reflexividade tanto na alteração o self pré-reflexivo nos quadros de esquizofrenia, como também uma característica de outros quadros psicopatológicos. Para a Logoterapia de Viktor Frankl, a hiper-reflexão é facilitada pelo círculo vicioso de uma ansiedade antecipatória, cuja luta pelo prazer, ou luta por potência fazem com que a vontade do prazer force uma hiperintenção do prazer que não somente tira o prazer da pessoa, como traz uma hiper-reflexão também forçada, acabando com a espontaneidade. As técnicas da intenção paradoxal e da derreflexão servem para quebrar os círculos viciosos da neurose, uma vez que a intenção paradoxal permite ao paciente mudar de atitude pela proximidade do que lhe causa medo ou aversão, visando superar os sintomas; e a derreflexão, por sua vez, faz com que o paciente retire o foco de si mesmo. Embora tenhamos descrito essas técnicas, a psicoterapia deve levar em consideração a individualidade da pessoa, a primazia do encontro na relação terapeuta-paciente e, sobretudo, a busca pelo sentido da vida em cada situação.
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    Cartografías de las drogas: estudio de la Reducción de Daños y Riesgos y de las prácticas de Gestión de Placeres desde Cataluña
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-10) Rodrigues, Camila Cristina de Oliveira ; Yasui, Silvio ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Considerando que é necessário aprimorar as práticas e políticas de drogas existentes e suas formas de atenção à população consumidora, -principalmente àquelas que passam por múltiplos processos de exclusão social-, esta pesquisa busca compreender e analisar o funcionamento das atuais práticas de Redução de Danos e Riscos (RDR) tomadas como estratégias para a produção do cuidado no campo das drogas. Para isso, se utiliza de documentos e dados internacionais, espanhóis e catalães obtidos do trabalho de campo realizado com trabalhadores e usuários da “Red de Atención a las Drogodependencias” da Área Metropolitana de Barcelona (ES), além da experiência da pesquisadora na área de drogas vivenciada na cidade de Campinas (Brasil). O referencial teórico se baseia em alguns conceitos derivados da Genealogia, de perspectivas Decoloniais e Interseccionais. Para o desenvolvimento deste estudo, se adota o método de Pesquisa Qualitativa e de Observação Participante, Shadowing o Sombreamento e Entrevistas em Profundidade na etapa de coleta de dados. No processo de análise dos dados, se trabalha com a abordagem da Teoria Fundamentada de Glaser e Strauss. Como resultado deste trabalho, são apresentados os principais dispositivos de Redução de Danos e Riscos em execução na área metropolitana de Barcelona (ES), e uma análise da RDR produzida por meio da elaboração de categorias-chave seguidas das considerações finais.
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    Didática das literaturas em língua espanhola: um estudo a partir do contexto da Unesp-Assis
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-06) Barros, Augusto Moretti de ; Annibal, Sérgio Fabiano ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa buscou reconhecer uma didática das literaturas em língua espanhola a partir da trajetória do ensino dessas literaturas no curso de licenciatura em Letras da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Assis, no período de 1970 a 2005. O que justifica esta investigação é a consciência de que o ensino de literatura estrangeira deve ser constantemente discutido e estudado em âmbito acadêmico, a fim de analisar sua estruturação e a sua contribuição para a formação de professores de literatura. Para tanto, nosso corpus é composto pelos programas de ensino das disciplinas selecionadas, que pertencem ao Projeto Político Pedagógico do curso; entrevistas com professores de literatura que atuaram nesse período e publicações acadêmicas vinculadas a esse contexto de ensino, dentro do recorte temporal proposto. Com o intuito de traçar um paralelo com a constituição da área de espanhol no curso de Letras em Assis para, assim, contribuir para a compreensão histórica desse processo, incluímos documentos curriculares do curso de Filología Hispánica da Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, assim como textos de publicações espanholas da área de ensino de literatura, desse mesmo recorte temporal. Esses dados foram coletados durante um período de estágio de pesquisa no exterior em que reconhecemos que o curso brasileiro possui, em sua estruturação e em seu funcionamento, diversas características herdadas do curso espanhol, que tem base filológica. Como fundamentação teórica e metodológica, a sustentação desta pesquisa se dá com base nas representações sociais (CHARTIER, 1991, 2011), na sociologia da educação (BOURDIEU, 1983, 2007), na crítica e na teoria literária (BARTHES, 2004, 2012; EAGLETON, 1997), assim como em contribuições específicas da crítica sobre literaturas em língua espanhola (PIZARRO, 1993; POZUELO YVANCOS; ARADRA SÁNCHEZ, 2000; CRESPO BUITURÓN, 2015). Desse modo, esta pesquisa localiza-se em seu caráter interdisciplinar entre Literatura e Educação. Ademais, utilizamos a abordagem qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 1986), tendo como método a análise documental. A hipótese que direcionou nossa pesquisa é a de que possivelmente houvesse uma perspectiva de ensino de literatura que se mantém através das gerações. Os elementos que compõem nosso corpus revelam marcas discursivas de que há, de fato, uma manutenção da herança filológica que estrutura o ensino de literaturas em língua espanhola no curso de Letras da FCL-Assis, como a historiografia literária, porém, o currículo foi agregando novas tendências literárias, ao longo dos anos, como os estudos sobre cultura. Tal combinação de perspectivas caracteriza o nosso contexto cultural, que busca sua própria identidade, a de ensinar literaturas hispânicas para brasileiros, mantendo o curso atualizado e condizente com os avanços de uma didática da literatura. Assim, compreendemos que as tendências adotadas para acessar o texto literário permeiam as representações sociais dos docentes e formam o seu olhar sobre o ensino dessas literaturas. Dessa maneira, buscamos contribuir, a partir dos resultados da pesquisa empreendida, para a memória e a história da Área de Espanhol do curso de graduação em Letras da UNESP de Assis e para os estudos concernentes ao campo da didática das literaturas em língua espanhola.
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    Práticas epistêmicas: reflexões sobre uma perspectiva sociocultural na construção do conhecimento para a zootecnia
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-03) Constantino, Maria Vitória Piemonte ; Vasconcelos, Mário Sérgio ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Nas últimas décadas vêm se fortalecendo, na área do Ensino de Ciências, estudos que consideram o processo de ensino e aprendizagem a partir de uma perspectiva histórica, cultural e social vinculada às interações que ocorrem no ambiente escolar. Nesse sentido, um grupo de pesquisadores sugeriu que, quando os membros de determinada comunidade interagem ao longo do tempo para produzir um conhecimento específico, eles criam, por meio da interação social, maneiras particulares de falar, pensar, agir e interagir, definidas como práticas epistêmicas. Assim sendo, os objetivos do presente estudo consistiram em refletir sobre as implicações das práticas epistêmicas à construção de conhecimento científico para a área da Zootecnia e suas possíveis relações com alguns pressupostos da Teoria Histórico-cultural de Vygotski. Tratou-se de pesquisa teórica, de caráter bibliográfico, organizada em seis capítulos. No segundo capítulo foram abordadas a história, a estrutura curricular e os resultados obtidos nos dois últimos anos do Enade para a área da Zootecnia. O terceiro capítulo expôs a trajetória histórica do Ensino de Ciências, focalizando os problemas relativos à formação do professor como elemento integrante do processo que originou a referida área. O quarto capítulo traz as pesquisas que tratam da conceituação e do desenvolvimento das práticas epistêmicas e a sua importância para o processo de ensino e aprendizagem. No quinto capítulo foram discutidas as relações que podem ser estabelecidas entre as práticas epistêmicas e alguns dos principais conceitos da Teoria Histórico-cultural de Vygotski. O sexto capítulo indicou que as reflexões feitas ao longo deste estudo evidenciaram existir uma grande lacuna entre o que está estabelecido nas Diretrizes Curriculares do curso de Zootecnia e o que se ensina em sala de aula. Para atender a essa questão, foram resgatados os problemas referentes à formação do professor, indicando que essas adversidades influenciaram o processo de ensino e aprendizagem. Considerando as práticas epistêmicas relevantes para esse processo, suscita-se a possibilidade de aprofundar os estudos sobre o tema com base nos pressupostos vygotskianos, uma vez que essas práticas se desenvolvem em um contexto de interação e se associam a um processo social e cultural de construção do conhecimento. Aferiu-se, assim, que esta proposta poderia ser proveitosa, uma vez que favoreceria a construção de significados científicos para os estudantes do campo da Zootecnia.