Logotipo do repositório
 

Publicação:
A videoaula como instrumento pedagógico no ensino de Geografia: uma análise técnica do formato e suas ferramentas

dc.contributor.advisorMaia, Diego Corrêa [UNESP]
dc.contributor.authorFuzaro, José Alexandre de Moraes Monteiro
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-04-19T13:15:11Z
dc.date.available2022-04-19T13:15:11Z
dc.date.issued2022-03-17
dc.description.abstractDue to the recent increase in importance, dissemination and use of at a distance teaching materials, both due to technological advances, as well as social and economic pressures for this type of education, added to the coronavirus pandemic, this work aims to analyze the audiovisual tools used by teachers in their video classes, on the Youtube platform. The videos were divided into temporal categories, the Introduction, subdivided into “Opening” and Pre-Class, Class Development and Conclusion. Thus, the structure and tools of the videos were identified in order to understand the current video class model. It is important to emphasize that this work does not seek to carry out a qualitative analysis of the material used in the videos, nor of the tools used, and even less of their pedagogical efficiency. The main objective is to understand what they are and how much they are used.en
dc.description.abstractDebido a la reciente escalada de importancia, difusión y uso de materiales didácticos a distancia, tanto por los avances tecnológicos, como por las presiones sociales y económicas para este tipo de educación, sumadas a la pandemia del coronavirus, este trabajo tiene como objetivo analizar el audiovisual herramientas utilizadas por los profesores en sus videoclases, en la plataforma Youtube. Los videos se dividieron en categorías temporales, la Introducción, subdivididos en “Apertura” y Pre-Clase, Desarrollo de la Clase y Conclusión. Así, se identificó la estructura y herramientas de los videos con el fin de comprender el modelo actual de clases de video. Es importante resaltar que este trabajo no busca realizar un análisis cualitativo del material utilizado en los videos, ni de las herramientas utilizadas, y menos aún de su eficiencia pedagógica. El objetivo principal es comprender qué son y cuánto se utilizan.es
dc.description.abstractDevido à recente escalada de importância, disseminação e utilização de materiais didáticos à distância, tanto pelo avanço tecnológico, tanto pelas pressões socias e econômicas por esta modalidade de ensino, somada à pandemia do coronavírus, este trabalho visa analisar as ferramentas audiovisuais usadas por professores em suas videoaulas, na plataforma do Youtube. Os vídeos foram divididos em categorias temporais, a Introdução, subdividida entre “Abertura” e Pré-Aula, o Desenvolvimento da Aula e a Conclusão. Assim, foram identificadas a estrutura e as ferramentas dos vídeos, a fim de entender qual o modelo de videoaula vigente. É importante salientar que este trabalho não busca fazer uma análise qualitativa do material trabalhado dos vídeos, nem das ferramentas utilizadas e menos ainda de sua eficiência pedagógica. O objetivo principal é entendermos quais são e o quanto são utilizados.pt
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/217917
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectVideo lessonsen
dc.subjectToolsen
dc.subjectAnalysisen
dc.subjectClassen
dc.subjectVideo tapes in educationen
dc.subjectVideoclaseses
dc.subjectAnalisises
dc.subjectClaseses
dc.subjectTelevisão na educaçãopt
dc.subjectVideoaulapt
dc.subjectFerramentaspt
dc.subjectAnálisept
dc.subjectAulapt
dc.subjectVideoteipes na educaçãopt
dc.subjectEnsino audiovisualpt
dc.subjectVídeos para internetpt
dc.titleA videoaula como instrumento pedagógico no ensino de Geografia: uma análise técnica do formato e suas ferramentaspt
dc.title.alternativeVideo lesson as a pedagogical tool in Geography teaching: a technical analysis of the format and its toolsen
dc.title.alternativeLa videolección como herramienta pedagógica en la enseñanza de la Geografía: un análisis técnico del formato y sus herramientases
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.undergraduateGeografia - IGCEpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
fuzaro_jamm_tcc_rcla.pdf
Tamanho:
787 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.45 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
fuzaro_jamm_autorizacao_rcla.pdf
Tamanho:
106.34 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: